Filmes e games de terror sempre fizeram sucesso. Algumas produções se tornaram franquias lucrativas como "Sexta-Feira 13" e "O Massacre da Serra Elétrica". Nos games, títulos de terror, que também são chamados de "Survival Horror" são garantia de sucesso. Na década de 1990, produções como "Fantasmagoria" e "Alone in the Dark" rolaram a bola de neve que desencadeou numa avalanche de jogos e séries pavorosas como "Resident Evil", "F.E.A.R.", "Outlast" e outros tantos.
O que faz desses games sucessos garantidos é um ingrediente que não se vê na maioria dos jogos. Trata-se da solidão. Nestes títulos, geralmente o jogador sempre se encontra num ambiente pouco acolhedor, com luz fraca e muitos ruídos de fundo. O primeiro episódio de "Resident Evil", publicado há 20 anos fazia isso bem. Sozinho numa mansão, não era raro se deparar com uma sala ou corredor escuro, que faziam a garganta do jogador secar na hora.
O clássico "Alone in the Dark" também abusa da solidão do personagem que não ninguém para ajudá-lo a desvendar os fenônemos de um casarão. A produção da Infrogame era bastante assustadora, ainda mais com aquela mistura de cenários produzidos em pixel art e objetos móveis poligonais. Era estranhamente pavoroso.
Já produções mais modernas como "Alien Isolation" levam o terror para o âmbito da ficção científica, em que o jogador entra na pele de Amanda Ripley, filha da protagonista Ellen Ripley. Dentro de uma estação espacial praticamente devastada por um ser alienígena, o jogador se vê num lugar escuro, com ruídos estranhos e uma solidão que só se defaz quando o monstro babão surge com sua ira para despedaçar Ripley. "Alien Isolation" é uma obra de arte e beira o sadismo de tão cruel com o jogador.
Para 2017 dois games prometem horas de desepero. Em janeiro, a Capcom publica "Resident Evil 7". O game coloca o jogador dentro de uma casa habitada por psicopatas. A demo disponível para PS4 dá uma mostra de quão terrificante é a produção. Outro título de terror que também chega no ano que vem é "Outlast 2". A produção mantém os elementos principais do game original, colocando mais uma vez o jogador na pele de um repórter que depende de sua câmera de vídeo para poder atravessar cenários escuros e se esquivar maniacos e seres aterrorizantes. A quem se interessar, a versão demo já está disponível para download.
Confira os vídeos de alguns títulos que não te deixarão dormir.