Pensado para ser difícil, com um arcade, Mega Man nasceu em 1987 e até hoje em um dos jogos mais desafiadores da indústria de games
(Foto: Capcom/Divulgação)
Quem teve um Nintendinho (NES) nos anos 1980 e 1990 sabe o quão aterrorizante é Mega Man. O robozinho da Capcom chegou em 1987 com estilo simpático, monstrinhos fofinhos, mas é um verdadeiro pesadelo.
Para quem não conhece, o game coloca o jogador na pele de um garoto meio humano, meio robô. Ele foi criado pelo Dr. Light e deve conter a horda robótica do temível Dr. Wily.
Para isso, Mega Man precisa derrotar cada um dos chefes de fase e obter suas armas que ajudam a enfrentar os demais oponentes. O problema é que o jogador não sabe qual arma é eficaz contra um boss. E a escolha errada de qual enfrentar pode liquidar a campanha.
Mas esse está longe de ser o principal desafio de Mega Man. Pela lógica deveria ser um jogo bem simples de vencer, mas na prática era infernal. As limitações técnicas do NES, como capacidade de armazenamento e os recursos de hardware não permitiam desenhar um jogo muito sofisticado.
Mega Man tinha movimentos limitados, ir para frente, para trás, pular e atirar. Ele não podia agachar para desviar dos disparos inimigos. Além disso, os cenários eram repletos de escadas e plataformas. Assim, um salto em falso era uma vida a menos.
Depois de tudo isso e com a arma correta, o jogador deveria enfrentar o chefe. O segredo era decorar o padrão de movimentos do vilão. Mas o problema é que chegar até ele era sempre um calvário. Assim, depois de morrer e começar tudo de novo, era praticamente impossível lembrar os movimentos do danado.
Chuva de fichas
E se não bastasse, ele foi desenvolvido usando a lógica dos jogos de fliperama dos anos 1980, que deveriam ser implacáveis para abocanhar o máximo de fichas dos jogadores. A Capcom era mestre nisso, títulos como 1942 e Ghosts ‘n Goblins eram com o Jogo do Tigrinho, mas numa escala de centavos.
Hoje é possível encontrar toda coleção de Mega Man em compilações que a Capcom distribuiu para consoles modernos e computadores. Ficou interessado? Então vamos te ajudar pelo menos a avançar com a sequência correta dos chefes de fase. Confira:
1. BOMB MAN
Fraqueza: Fire Storm (do Fire Man), mas é o mais fácil para começar só com a arma básica. Ao derrotar, você ganha a arma Hyper Bomb.
2. GUTS MAN
Fraqueza: Hyper Bomb. Vencendo, libera a habilidade Super Arm, que permite jogar blocos especiais.
3. CUT MAN
Fraqueza: Super Arm. Garante a arma Rolling Cutter.
4. ELEC MAN
Fraqueza: Rolling Cutter. Recompensa é a Thunder Beam, uma das armas mais poderosas do jogo.
5. ICE MAN
Fraqueza: Thunder Beam. Derrote ele e receba a Ice Slasher.
6. FIRE MAN
Fraqueza: Ice Slasher. Não é preciso dizer qual é a arma mais eficaz para apagar o fogo deste vilão. Sua recompensa será a Fire Storm.