Garagem do Jabulas: O pulo do gato

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
14/11/2018 às 20:20.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:50
 (Jaguar)

(Jaguar)

Não é raro vermos esportivos de asfalto ganharem edições para provas de rali. O Porsche 911 teve versões para andar na poeira, assim como o endiabrado 959 (que participou do Paris-Dakar em 1986). A Ferrari também elaborou unidades do 308 GTB para correr na lama. 

Hoje, os carros de rali basicamente são praticamente hatches compactos, devido ao baixo peso e melhor balanço que os sedãs (sem o volume do porta-malas destacado, que pode sobrar no contorno de um “grampo”). E também por terem estrutura mais alta que os cupês, o que facilita a preparação da célula de sobrevivência. Além disso, não há razão para elevar a suspensão de um esportivo nato. Afinal, até mesmo as provas de velocidade são vencidas na habilidade da dupla em guiar e navegar, que propriamente acelerar. 

Mas a Jaguar não está nem aí para essas divagações e acaba de revelar uma versão conceitual de como seria o F-Type de rali. A ideia é tão inusitada que os engenheiros criaram o conceito partindo da versão aberta (roadster) e não do cupê. O motivo era prestar uma homenagem ao XK 120, que fez história nas provas de rali dos anos 1950. 

O trabalho consistiu em instalar uma gaiola, elevar a suspensão e otimizar a iluminação com faróis auxiliares sobre o capô. Malandro é o gato!

Creta Smart
A Hyundai amplia o leque de opções do utilitário-esportivo (SUV) Creta. O jipinho compacto recebeu uma nova versão equipada com motor 1.6 e caixa automática de seis marchas, batizada de Smart. A versão se posicionará entre a versão de entrada (com câmbio manual) e a Plus 1.6 automática, que parte de R$ 91.890. Com preço sugerido de R$ 83.490, a versão tem pacote mais enxuto, mas ainda assim oferece itens como direção assistida, vidros elétricos, ar-condicionado, sensor de ré, ESP e rodas aro 16.

Cronos Drive 1.8
A Fiat também resolveu ampliar as opções do Cronos com a versão Drive 1.8. A opção chega para unir o pacote de conteúdo mais simples da versão Drive 1.3 com a caixa automática da versão Precision 1.8. Com preço sugerido de R$ 68.790, a versão é R$ 3.200 mais barata que a opção topo de linha. Mesmo assim, inclui direção elétrica, ar-condicionado analógico, vidros elétricos nas quatro portas, sistema multimídia Uconnect (CarPlay, Android Auto, USB, câmera de ré), ESP, dentre outros itens.

Frontier hermana
Com o início das operações da nova fábrica de picapes da Nissan na Argentina, a marca japonesa anunciou a chegada de novas versões da atual geração do utilitário. Assim, a marca passa a oferecer a caminhonete em quatro versões: S (R$ 136.190), Attack (R$ 153.590), XE (R$ 172.880) e LE (R$ 193.290). Todas são equipadas com motor turbodiesel 2.3 (com opções de 160 cv e 190 cv) e tração 4x4. Com exceção da versão S, que utiliza caixa manual, as demais contam com transmissão automática.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por