Campeão concorre agora ao prêmio nacional do concurso
Boi Bandido: costela bovina com pedaços de milho verde e mandioca cozida na manteiga (Alexandre Homem/Divulgação)
Com o petisco Boi Bandido, bebida gelada, higiene de primeira e atendimento da melhor qualidade, o Espetinhos do Paulão conquistou os jurados e o público e é o vencedor da 24ª edição do Comida di Buteco de Belo Horizonte. O anúncio foi feito na noite dessa segunda-feira (27), no Espaço Centro e Quatro Cultural, no Centro da capital, com a presença dos 121 bares concorrentes deste ano.
O campeão concorre agora à premiação nacional, que será divulgada em julho. “Ano passado chegamos muito perto. Mas esse ano a gente se superou e conquistamos esse primeiro lugar. Durante a pandemia passamos por um período muito difícil, chegamos a fechar. Mas com ajuda de muita gente, estamos de volta. Sou muito grato a todas as pessoas que contribuíram para que pudéssemos estar aqui”, diz Paulo Márcio Bernardo.
Para o diretor de Operações do Comida di Buteco, Filipe Pereira, o momento é de comemorar o sucesso da maior edição de todos os tempos do concurso e celebrar a cultura butequeira. "Atingimos 1 milhão e 200 mil votos presenciais. Nesta edição, tivemos uma festa de sabores e descobertas de famílias que contam suas histórias atrás dos balcões todos os dias. Os participantes mandaram muito bem, criando petiscos incríveis que conquistaram os clientes”.
A 24ª edição do Comida di Buteco é a maior já realizada desde o lançamento do concurso. Ao todo, reuniu mais de 1100 bares participantes em 27 circuitos e 40 municípios espalhados pelo Brasil. Neste ano, o tema foi livre (ou seja, não há ingredientes especiais obrigatórios para a criação de receitas) e o lema do concurso foi “Somos todos buteco”. O preço do petisco foi de R$35 em todos os bares participantes. Os concorrentes foram avaliados nos quesitos: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Em Belo Horizonte, o período de votação ocorreu de 5 de abril a 5 de maio.
Com a vitória regional, o Espetinhos do Paulão vai representar Belo Horizonte na segunda etapa do Comida di Buteco 2024. O estabelecimento receberá a visita de um outro corpo de jurados, que avaliará os campeões de cada cidade para que seja eleito, então, o Melhor Buteco do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, será revelado o campeão nacional.
1º lugar – Espetinhos do Paulão – Nova Cachoeirinha
Petisco: Boi Bandido (Costela bovina com pedaços de milho verde e mandioca cozida na manteiga. Acompanhada de farofa da casa)
2º lugar - Casa da Madrinha – Barro Preto
Petisco: Orai por nós (Bolinho de costelinha com ora-pro-nóbis, servido com molho de tomate e abobrinha gratinada)
3º lugar - Andrade's Beer – Jardim Florência (Venda Nova)
Petisco: Costelinha com ora-pro-nobis à Mineira. (Costelinha suína com linguiça caseira, acompanhada de polenta cremosa e milho verde cozido.)
4º lugar - Dona Ju Gastro Bar - Jardim Vitória
Petisco: Coroa e Pinhão (Raquete suína – ou paleta, como é mais conhecida –, assada, acompanhada de escondidinho de alho-poró com chips de batata-doce. Molho de abacaxi opcional)
5ºlugar - Buteco Tô D'Boa – Jardim Atlântico
Petisco: Suan Tô D’Boa (Suan cozida com molho especial, acompanha batata cozida, farofa de torresmo caseira e abacaxi caramelizado e flambado.)
Leia mais: