Tradicional competição reúne universitários da capital para a promover e enaltecer a culinária mineira
Bolinho de canjiquinha com costelinha suína recheada de Queijo Minas artesanal (Maurício Vieira)
Receitas inéditas criadas por universitários vão ajudar a promover e enaltecer a culinária mineira durante o Arraial de Belo Horizonte. Os vencedores da 5ª edição do Concurso Prato Junino foram conhecidos neste sábado (13), durante evento no Mercado Municipal.
Os estudantes terão os pratos comercializados na Vila Gastronômica, espaço que vai funcionar durante a festa nos dias 20, 21, 27 e 28 de julho.
São estudantes de cinco cursos de gastronomia da capital: faculdades Promove, Estácio de Sá, Senac Minas, Arnaldo e Una.
Faculdades Promove
Bombinha de Minas - Bolinho de canjiquinha com costelinha suína recheada de Queijo Minas artesanal, servido com molho de tomates rústico picante
Centro Universitário UNA
Caminho da Roça - Bolinho de canjiquinha acompanhado de chutney mineiro
Faculdade Arnaldo
Sanduíche do Mercadão - Sanduíche de pernil com crosta de queijo
Faculdade Estácio de Sá
Pão de queijo central - Pão de queijo com linguiça de pernil na cachaça, vinagrete de maçã verde, goiabada picante, couve crispy e bastante queijo canastra.
Faculdade Senac em Minas
Brigadeiro Ô Balancê - Brigadeiro de colher de pamonha com queijo Canastra. Acompanha farofa de pipoca caramelizada com canela.
Coordenador do curso de Gastronomia das Faculdades Promove, Jackson Cabral destacou a importância do evento na formação dos estudantes.
"Levar os alunos para eventos externos, nesse caso um evento tradicional de Belo Horizonte, é fundamental. É aprender na prática, mostrando toda a criatividade deles", afirma o professor.
O Concurso Prato Junino é uma competição que reúne universitários dos cursos de Gastronomia da capital e que acontece em duas etapas. As seletivas ocorreram no mês passado e dois grupos de cada instituição participante foram selecionados.
Além de terem os pratos comercializados na Vila Gastronômica, os cinco grupos de estudantes vencedores, um de cada faculdade, recebem dólmãs personalizadas e um prêmio por participação.
A competição surgiu para promover a gastronomia mineira, elogiada e reconhecida em todo o mundo pela sua simplicidade, criatividade e valorização dos ingredientes regionais, além de destacar os elementos do período junino de uma forma acessível e inovadora.
A edição de 2024 homenageia os 95 anos do Mercado Central, importante ponto turístico de Belo Horizonte e um dos locais mais queridos da cidade pelos visitantes e moradores.
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