(Drogaria Araujo/ Divulgação)
A Drogaria Araujo venceu o 29º Prêmio Top of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais (2024) como a marca mais lembrada pelos mineiros. Nada menos do que 72% das pessoas que responderam à pesquisa citaram espontaneamente o nome da rede de drogarias. Além disso, a Araujo ainda conquistou outros 2 prêmios, 1º lugar nas categorias Liderança (Drogaria/Farmácia – Interior) e Excelência (Drogaria/Farmácia – Capital). O resultado é fruto de um minucioso estudo de 36 segmentos da economia mineira junto à população e tem como base a lembrança espontânea das diferentes marcas.
A premiação e a condução da pesquisa, que completam 29 anos em 2024, têm a assinatura da revista Mercado Comum. São vencedoras na categoria Liderança de cada segmento econômico as marcas que alcançam um índice superior a 50% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados pelo Top of Mind. Na categoria Excelência, além desse mesmo índice de respostas, são necessárias, ainda, mais da metade das manifestações válidas e espontâneas dos entrevistados.
Para Modesto Araujo Neto, presidente da rede de drogarias, estar entre as marcas de destaque escolhidas pelo público mineiro é mais do que um orgulho. “Para nós, é uma honra. O critério de escolha para o Top Of Mind é rigoroso e absolutamente técnico. Estamos felizes por sermos lembrados pelos nossos clientes. Isso mostra confiança que eles têm em nosso trabalho”, comemora. O empresário lembra, contudo, que nada disso seria possível sem a incansável dedicação dos mais 11 mil colaboradores que fazem parte da equipe Araujo.
“Agradecemos às pessoas que todo dia nos escolhem como a sua drogaria de confiança. São elas que nos impulsionam a melhorar sempre, buscando inovar e ir além”, afirma Adriana Caram Borlido, superintendente de Marketing e Cliente da rede de drogarias. Hoje, a rede já possui 320 lojas distribuídas em mais de 55 municípios de Minas Gerais. “Até o fim do ano alcançaremos a marca de 340 lojas”, revela a executiva.
O “Top of Mind” é uma das mensurações mais tradicionais no âmbito do marketing e da propaganda. Considerando as experiências e o conhecimento de cada consumidor, a métrica expressa as marcas preferidas, mais próximas e/ou mais associadas a uma determinada categoria e pode ser considerada um indicador de desempenho das estratégias de branding e do valor de marca (brand equit.)
Para que o Top of Mind capture o índice de lembrança de modo fidedigno, todas as perguntas feitas pelos entrevistadores são abertas e espontâneas. Isso significa que o entrevistado responde o que vem à mente, sem nenhum tipo de estímulo. A coleta de dados ocorreu entre os meses de março e abril deste ano e foi realizada por meio de entrevistas telefônicas e presenciais.
O levantamento contou com 1.514 entrevistas, 1.114 das quais no interior do Estado e 400 na capital. Esse universo compreende os 50 maiores municípios de Minas Gerais, que representam mais da metade da população e do potencial de consumo do estado, conforme indica o IPC-Maps. Além do setor de farmácias e drogarias, foram pesquisados outros segmentos econômicos como alimentos, bebidas, compras, finanças, saúde, transportes, entre outros.
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