Alma Gerais Sauvignon Blanc e o Pét-Nat Rosé receberam 91 pontos
Os vinhos mineiros seguem colecionando reconhecimento e prestígio no mercado, além de reafirmarem o know-how do Estado como polo produtor. Já na primeira safra, a Alma Gerais, vinícola em Bom Sucesso, Sul de Minas, teve três vinhos premiados na 27ª edição do Descorchados, guia considerado referência para consumidores e especialistas que buscam conhecer os melhores rótulos da América Latina.
Vinhos da Alma Gerais foram premiados na 27ª edição do Descorchados (Alma Gerais/Divulgação)
Os vinhos Alma Gerais Sauvignon Blanc e o Pét-Nat Rosé receberam 91 pontos - este segundo também foi eleito revelação - enquanto o Syrah Tinto foi agraciado com nota 90. Para figurar na publicação, criada pelo jornalista chileno Patricio Tapia, em 1999, as bebidas degustadas precisam ter pontuações 90+. Na seleção deste ano, foram avaliados por Tapia e sua equipe mais de 4 mil vinhos.
CEO da Alma Gerais, o empresário Alessandro Rios comemorou o reconhecimento internacional da jovem vinícola – a Alma Gerais tem apenas três anos de mercado. “Ao mesmo tempo, essa conquista atesta o surgimento de uma viticultura muito competente em Minas, da qual temos orgulho de fazer parte”, destaca.
Ainda segundo o executivo, o sucesso da primeira safra da Alma Gerais é resultado de uma sinergia de fatores que vão desde a expertise dos profissionais envolvidos na produção até as decisões estratégicas de plantio, que incluem consultoria e cuidado com os vinhedos, além de investimento em tecnologia.
No final do ano passado, o mesmo Alma Gerais Sauvignon Blanc foi eleito o melhor Sauvignon Blanc do Brasil pelo Guia Adega Brasil, alcançando a nota AD 92 entre os 20 melhores rótulos nacionais avaliados pela publicação.
Outros dois frutos da primeira vinificação da Alma Gerais, o Syrah Tinto e o Syrah Rosé, enviados para avaliação, também receberam notas 90+ no Guia Adega 2024, AD 91 e 90, respectivamente.
Fundada em 2022 dentro do Condomínio Vivert Reserva da Mata, a 30 minutos de Lavras, a Alma Gerais produz vinhos a partir das uvas Sauvignon Blanc, Syrah, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, plantadas atualmente em um espaço de 10,5 hectares. Até o final do ano, a estimativa é produzir, no local, 25 mil garrafas.
Leia mais: