Em parceria com a Meta, nova solução de checkout foi desenvolvida exclusivamente para o Brasil e facilita jornada de compra online
(Divulgação Nuvemshop)
Em parceria estratégica com a Meta, a Nuvemshop anunciou a primeira experiência completa de compra no WhatsApp do mundo. Destinada ao mercado de vendas diretas ao consumidor (D2C), a ferramenta permite aos clientes iniciar a aquisição, com a identificação do produto desejado, e finalizá-la, sem precisar sair do aplicativo para acessar alguma outra interface de pagamento. A solução foi criada exclusivamente para o Brasil e posiciona a empresa como a primeira plataforma de e-commerce do mundo a permitir tal modalidade.
Anunciada durante a primeira edição do D2C Summit, que chegou ao fim nesta quarta-feira (1º), em São Paulo, a novidade funciona por meio de integração do Nuvem Chat, tecnologia de IA desenvolvida pela Nuvemshop, ao WhatsApp da Meta. O Nuvem Chat se conecta em tempo real à loja online, acessando informações como catálogo de produtos, formas de envio, métodos de pagamento, promoções e status de pedidos. Segundo a empresa, a IA é capaz de interpretar texto, imagem e áudio, além de solicitar ajuda humana quando necessário.
Por exemplo, um consumidor entra em contato com a loja via WhatApp perguntando sobre um produto. A IA responde. O cliente escolhe a opção desejada, o Nuvem Chat cria o carrinho e disponibiliza o pagamento direto na conversa, via Nuvem Pago (meio de pagamento próprio da Nuvemshop), já com os dados de pagamento do cliente salvos. Quem não tem cadastro, faz na hora.
“Esse é um marco histórico para o e-commerce global”, destacou Alejandro Vázquez, presidente e cofundador da Nuvemshop. “Ao trazer a jornada de compra completa para dentro do WhatsApp, estamos inaugurando a era do Comércio Agêntico, em que a tecnologia e a inteligência artificial têm um papel fundamental nas vendas, tornando a jornada mais fluida e sem fricções”, explica. “Não se trata de apenas uma inovação tecnológica, mas sim de uma revolução no varejo online”, reforçou o executivo.
Para Tarcisio Ribeiro, diretor de Parcerias de Monetização do WhatsApp, a parceria com a Nuvemshop reforça “ainda mais” o papel do WhatsApp como plataforma de negócios. “Estamos sempre em busca de novos parceiros que nos ajudem a levar serviços de pagamento a todas as pessoas e empresas que utilizam o WhatsApp no Brasil para adquirir produtos e serviços”, ressaltou, acrescentando que o objetivo da empresa é enriquecer a “experiência dentro das conversas, permitindo que as pessoas resolvam tudo dentro do WhatsApp – e os pagamentos são uma parte fundamental dessa experiência".
Além de facilitar as compras dos consumidores, o Nuvem Chat integrado ao WhatsApp permite que os empreendedores do varejo online, sejam pequenas ou grandes marcas, escalem seu atendimento e convertam mais vendas, destaca a Nuvemshop.
Leia também