Objetivo é impulsionar healthtechs e atrair novos parceiros estratégicos para transformar o setor da saúde
Óculos de realidade virtual que pode ser usado tanto para facilitar a adesão a atividade física, promovendo bem-estar, quanto no tratamento de estresse pós-traumático; relógio para medir a ingestão calórica e de água; e aplicativos capazes de fazer a leitura exata da composição de alimentos, indicando a quantidade de carboidratos e proteínas em um pão de queijo, por exemplo, estão no radar de soluções e inovações em saúde que a Horizontes Hub pretende oferecer (Ana Paula Lima)
A Unimed-BH, por meio do Horizontes Hub, e a Abertta Saúde, autogestão em saúde da ArcelorMittal no Brasil, firmaram parceria para investir R$ 60 milhões em negócios inovadores na área da saúde nos próximos quatro anos. A iniciativa está aberta à adesão de outras empresas do setor, fundos de investimento e companhias de tecnologia.
O recurso será direcionado a startups em diferentes frentes da saúde, como experiência do paciente, saúde mental e bem-estar, medicina preventiva, atenção primária, novos modelos de saúde corporativa, gestão de pacientes crônicos, automação de prontuários médicos, educação médica, inteligência artificial, internet das coisas e eficiência na gestão de operadoras, hospitais e consultórios.
“Ao longo dos anos, a Unimed-BH tem fortalecido a sua estratégia de investimentos e esta parceria com a Abertta Saúde é mais um avanço", diz o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, destacando que com o Horizontes Hub a cooperativa passa a diversificar ainda mais as frentes de atuação.
"Trazemos todas essas parcerias para que possamos investir em empresas de saúde, para que possamos trazer novos negócios para a cooperativa e negócios que sejam aplicáveis aos nossos médicos, aos nossos clientes, aos nossos prestadores e que possam ser ofertados como soluções para o mercado de saúde do Brasil, tanto para a saúde pública quanto para a saúde suplementar", afirma.
O anúncio da parceria com a Abertta Saúde foi feito nesta quarta-feira (14), durante a inauguração das instalações do Horizontes Hub, em Belo Horizonte, que começa a operar com três ambientes de inovação chamados de "labs de futuro": Lab Consultório 2030, voltado para aproximar médicos de novas tecnologias digitais, como check-in automatizado e assistentes com IA que podem apoiá-los durante a consulta; Lab Meta-Saúde, que conta com dispositivos vestíveis, equipamentos inteligentes e experiências com realidade virtual e impressão 3D que facilitam o cuidado com a saúde e bem-estar; Lab IA na Saúde, com demonstrações práticas de que inteligência artificial generativa pode melhorar e agilizar os atendimentos de saúde, coletar informações, interagir com o paciente para entender os seus sintomas e apoiar no direcionamento do tipo de atendimento mais adequado para cada caso.
Frederico Peret, presidente da Unimed-BH, e Werner Dalla, da Abertta Saúde, durante anúncio da parceria (Ana Paula Lima)
Além destes espaços de inovação, o Horizontes Hub oferece estrutura de coworking para startups e empresas de tecnologia. A Framework Digital é o primeiro parceiro residente, com foco no desenvolvimento de soluções digitais para saúde. Também está aberta seleção para startups interessadas em ocupar o espaço por três meses, com o objetivo de ampliar conexões estratégicas.
Lançado em agosto de 2024, o Horizontes Hub se apresenta como o primeiro hub brasileiro de inovação em saúde a reunir inovação aberta, novos negócios e labs de experimentação de tendências e novidades tecnológica. Segundo Frederico Peret, diretor-presidente da Unimed-BH, “o objetivo é expandir a atuação da cooperativa no ecossistema de inovação e contribuir com a transformação do setor”.
O Horizontes Hub já opera o Horizontes Studio, um marketplace de soluções digitais e de inteligência artificial voltado para empresas de saúde, com mais de 50 clientes em todo o Brasil. Entre os produtos, destaca-se a plataforma de telemedicina usada pela Prefeitura de Belo Horizonte no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde o lançamento, o Horizontes Hub concluiu o investimento em duas startups que também ofertam produtos no marketplace. A primeira delas foi a SOI, uma startup de oncologia (oncotech) que apresenta uma plataforma com soluções de inteligência artificial para apoiar médicos a tornar os tratamentos oncológicos mais seguros e precisos, equilibrando qualidade e sustentabilidade.
Já a Dr. Scriba é uma startup que oferece assistente de voz com IA para agilizar o trabalho médico, automatizando a criação de registros e documentos de saúde, como prontuários, receitas e atestados.
A iniciativa também conta com uma plataforma digital de inovação aberta, que conecta empresas da rede Unimed-BH a startups, universidades e pesquisadores, permitindo o lançamento de desafios e a avaliação de pesquisas com potencial de aplicação prática.
O Horizontes Hub fica à rua dos Inconfidentes, 44, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte.
Leia mais: