Uma das principais dicas é desconfiar de vantagens mirabolantes
(Pixabay)
A terça-feira, 1º de abril, é marcada pelo Dia da Mentira, lembrado por brincadeiras, trotes e pegadinhas entre amigos. No entanto, a data também serve de alerta diante da explosão de golpes aplicados diariamente por bandidos. Dentre as armadilhas para roubar as pessoas, Whatsapp clonado, falso boleto e troca do cartão de crédito.
Um estudo recente divulgado pela Serasa Experian - empresa de tecnologia de dados que atua também na análise de crédito, autenticação e prevenção à fraude -, apontou os prejuízos sofridos por brasileiros vítimas de alguma fraude no ano passado.
O principal tipo de golpe aplicado foi uso indevido de cartões de crédito (47,9%), seguido por pagamento de boletos falsos ou transações fraudulentas via PIX (32,8%) e phishing, emails ou mensagens fraudulentas que induzem ao roubo de dados (21,6%).
O levantamento apontou que, dentro do universo de brasileiros que perderam dinheiro com fraude, a maior parte teve prejuízo entre R$ 100 e R$ 1 mil.
Outro alerta recente foi feito pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Na semana passada, o órgão alertou que sites falsos – criados por golpistas – estão sendo divulgados na internet como canais de inscrição para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), prevista para agosto de 2025. Porém, as inscrições ainda não estão abertas.
Os endereços que simulam a inscrição são enganosos e oferecem risco de roubo de dados pessoais, além de pagamentos indevidos por inscrições que não existem. O Ministério da Gestão afirmou que está tomando medidas para derrubar os sites falsos, com o apoio do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (Cisc GOV.BR).
Esta é a segunda vez que a pasta avisa sobre a tentativa de golpe envolvendo o maior certame já realizado no país. O alerta está fixado na rede social do ministério.
Promoções mirabolantes de produtos com descontos na internet também são frequentes armadilhas usadas por bandidos. Por isso, sempre desconfie de ofertas muito abaixo do mercado. Produtos com preços extremamente reduzidos podem ser um sinal de golpes em sites fraudulentos.
* Com informações da Agência Brasil
Leia mais: