Projeto Olhares de Dandara oferece formação com encontros de 9 a 30 de abril
(Alice Guimarães/Divulgação Daisy Silva Comunicação)
A 2ª edição do Projeto Olhares de Dandara (Dandara, mulheres de luta e fotografia) oferece oficinas gratuitas de introdução à fotografia e outras práticas artísticas no Centro de Referência das Juventudes, em BH. Serão quatro encontros formativos e imersivos, de 9 a 30 de abril. Programação incluir tour guiado (dia 12) na Comunidade Dandara.
A primeira edição foi em 2019. Agora com novo formato, proposta é levar os participantes a explorar o centro da capital mineira para ampliar as referências visuais e integrar diferentes regiões ao olhar fotográfico e ao debate sobre mulheres protagonistas na história do Brasil.
Segundo Alice Andrade Guimarães, coordenadora do projeto e arte-educadora, "o Olhares de Dandara nasce da necessidade de fortalecer o protagonismo das mulheres na arte e na história, por meio da fotografia e da pesquisa. Essa edição expande esse olhar para além da comunidade, conectando diferentes pessoas e espaços da cidade."
As oficinas são voltadas para jovens, adultos e idosos interessados em artes visuais, fotografia e na história de mulheres de luta no Brasil. A programação inclui desde dinâmicas de expressão pessoal até um tour fotográfico pela Comunidade Dandara e oficinas de colagem manual, resultando na produção de uma exposição física e digital.
Há 30% das vagas reservadas para moradores da Comunidade Dandara e o projeto é realizado com recursos do Governo Federal por meio da Lei Paulo Gustavo em Belo Horizonte.
Inscrições gratuitas em https://forms.gle/KJxmLSXZJsvk5csU7