(Reprodução Redes Sociais)
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana da capital, cancelou cinco voos no domingo (9), após um acidente com avião no Aeroporto de Congonhas, na zona Sul da de São Paulo. Na ocasião, com o fechamento da pista, os voos foram alternados para Minas Gerais.
Conforme a BH Airport, concessionária que administra Confins, o terminal "contribuiu de forma considerável na recepção de alternados na região Sudeste", mas que as operações ocorrem normalmente nesta segunda-feira (10).
"Nesse domingo, cinco voos que iriam para Congonhas foram alternados para o terminal. Hoje, as companhias aéreas estão remanejando a malha aérea, o que gerou o cancelamento de cinco voos no aeroporto. A orientação é que os passageiros procurem as empresas aéreas em caso de dúvidas sobre o seu voo", informou em nota.
Nesta manhã, o Aeroporto de Congonhas ainda enfrenta atrasos devido ao acidente. O pneu de pouso de um avião de pequeno porte estourou e manteve a pista principal interditada até as 22h18, apesar da mobilização das equipes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Com isso, somente ontem, foram cancelados 73 voos que deveriam sair do aeroporto e 67 previstos para chegar no terminal. Na manhã de hoje, o aeroporto segue operando com dificuldades e dezenas de voos, entre partidas e chegadas estão cancelados ou com grandes atrasos.
O acidente está sendo investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) da Aeronáutica. Cinco pessoas estavam abordo do avião quando a aeronave saiu da pista e parou na área de taxiamento (deslocamento em solo das aeronaves) do aeroporto. Ninguém ficou ferido. A pista principal ficou interditada por aproximadamente nove horas.