Fomepizol

Anvisa aciona fabricantes internacionais para comprar antídoto contra intoxicação por metanol

Diante do aumento de casos, Agência busca fornecedores estrangeiros do medicamento Fomepizol, que não tem registro no Brasil

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 03/10/2025 às 11:43.
 (Reprodução/Fomepizol)

(Reprodução/Fomepizol)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um Edital de Chamamento Internacional para localizar fabricantes e distribuidores estrangeiros do medicamento Fomepizol. O fármaco é considerado antídoto essencial em casos de intoxicação oral por metanol, uma condição grave que pode levar a sequelas irreversíveis e até à morte.

A Anvisa ressaltou que o Fomepizol não possui registro sanitário no Brasil, o que torna indispensável a busca por fornecedores internacionais para suprir a necessidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde reforçou a urgência em garantir o "abastecimento nacional do medicamento, garantindo a segurança assistencial em situações de emergência".

O edital, publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (3), busca ampolas de 1,5 ml e concentração de 1.000 mg/ml do Fomepizol.

Casos de intoxicação

De acordo com dados recentes, o Brasil registrou 59 notificações de intoxicação por metanol, das quais 11 foram confirmadas. Em Pernambuco, foram contabilizados quatro casos: dois no Agreste (nos municípios de Lajedo e João Alfredo) e um na cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

Detalhes do edital

O chamamento tem como finalidade identificar empresas estrangeiras que atuem na fabricação ou distribuição do Fomepizol com disponibilidade para fornecimento imediato ao Brasil.

As contribuições poderão ser apresentadas no prazo de 30 dias a partir da publicação do edital. A Anvisa solicita que as informações sejam encaminhadas com a maior rapidez possível, preferencialmente em inglês.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por