Atenção, consumidor!

Anvisa suspende quatro marcas de glitter comestível por conter plástico; veja quais

Outras 12 marcas que vendem "glitter comestível" foram identificadas e seguem em análise

Babi Sobreira
bsobreira@jornalhojeemdia.com.br
14/11/2025 às 13:20.
Atualizado em 14/11/2025 às 17:38
 (Reprodução/Pinterest)

(Reprodução/Pinterest)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu quatro marcas de "glitter comestível" após denúncias de material plástico na composição. Outras 16 marcas com o mesmo tipo de produto foram identificadas e estão sob investigação. O anúncio foi feito na quinta-feira (13).

As marcas suspensas são: Glitz, Jeni e Joni, Iceberg Chef e Jady Confeitos. Consumidores e empresas que adquiriram o glitter devem entrar em contato com o fabricante e solicitar as orientações para devolução do dinheiro.

Em nota, a empresa Jeni e Joni afirmou que os rótulos da marca sempre indicaram quais itens não eram comestíveis e que estão recolhendo o produto em questão desde fim de outubro.

A empresa Jady Confeitos também publicou nota de esclarecimento e afirmou que o "glitter comestível" já está fora da linha de comercialização desde a repercussão nas redes sociais. A marca também ressalta que o produto já está descrito como não comestível e que todos os itens são rotulados de maneira transparente.

As empresas Glitz e Iceberg Chef não se pronunciaram sobre o caso. O Hoje em Dia entrou em contato e aguarda respostas.

As denúncias sobre a presença de plástico em produtos vendidos como "glitter comestível" começaram quando o influenciador da página "Almanaque SOS" publicou um vídeo mostrando a composição dos glitters usados em doces e bolos. A publicação destacava "Plástico comestível, vamos falar sobre isso?".

No vídeo, o influenciador informa que já havia entrado em contato com a Anvisa mas que, até o momento, a responsabilidade, segundo a Agência,  era dos consumidores e profissionais de confeitaria.

Depois da repercussão do caso, a Anvisa publicou uma nota de esclarecimento que dizia "plásticos não estão autorizados como componentes de alimentos". A agência ressaltou, ainda, que plásticos são autorizados apenas em embalagens e utensílios.

Encontrei uma marca que vende produtos com plástico como "glitter comestível". O que fazer?

A denúncia sobre o uso indevido dos produtos de glittler deve ser feita para a Vigilância Sanitária da cidade. Para denúncias à própria Agência, acesse o site oficial.

Para a denúncia, a Anvisa exige as seguintes informações:

  • a marca e a denominação;
  • as instruções de uso (quando presentes);
  • os dados do fabricante e/ou distribuidor (razão social e CNPJ);
  • a lista de ingredientes/composição, lote e data de validade.

Leia mais:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por