Oscar Niemeyer é um dos maiores nomes da arquitetura mundial (Arquivo Empresa Brasil de Comunicação / Divulgação)
A Comissão de Educação (CE) do Senado vai se reunir na próxima terça-feira (13), para analisar o Projeto de Lei (PL) 477/2023, que inscreve o nome do arquiteto Oscar Niemeyer no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
A proposta é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e recebeu parecer favorável da relatora, senadora Jussara Lima (PSD-PI).
Considerado uma das maiores referências da arquitetura moderna, Oscar Niemeyer nasceu em 1907 no Rio de Janeiro e, em 1934, recebeu o diploma de engenheiro arquiteto. Em 1956, ele foi convidado pelo presidente Juscelino Kubitschek para projetar a nova capital federal.
Em Brasília, o arquiteto executou importantes projetos, como o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Niemeyer morreu em dezembro de 2012, aos 104 anos.
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica no memorial cívico Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, e é destinado ao registro do nome de brasileiros e brasileiras que tenham dedicado a vida para a defesa e a construção do Brasil.
Leia mais: