Coleção Gentes quer dar visibilidade a crianças que vivem em universos únicos
Os livros da Coleção Gentes não serão vendidos separadamente (Divulgação)
Seis livros infantis que narram as histórias de crianças em universos únicos, mostrando o protagonismo delas no cotidiano, entre familiares e amigos, serão lançados neste sábado (9), às 10h, na Sala Humberto Mauro da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte. As obras integram a Coleção Gentes, de Joel Araújo. O filósofo e médico é autor de 13 livros, entre romances, crônicas e poemas.
Segundo o autor, os textos são tratados de maneira original e poética, com uma abordagem afirmativa e de valorização das diferenças. Cada livro tem como personagem principal uma criança com deficiência - física, visual, auditiva, de mobilidade reduzida ou algum tipo de neurodiversidade.
O objetivo da Coleção Gentes é dar visibilidade a crianças que, por não se encaixarem em um padrão, muitas vezes não figuram em livros. As obras foram produzidas em diferentes formatos, visando a promoção dos direitos das pessoas com deficiência à leitura. Haverá tiragens em braile, libras e audiovisual, com recursos de narração e audiodescrição.
Veja quais são os livros:
O lançamento contará com uma apresentação da coleção pelo autor, comercialização com sessão de autógrafos, exibição de um dos livros em formato audiovisual e uma oficina de contação de histórias, com tradução em libras.
A Coleção Gentes em formato audiovisual poderá ser acessada gratuitamente por meio do site do autor www.joelaraujo.com.br/livros.
A Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, viabilizou a publicação dos livros inclusivos.
Serviço
9 de março de 2024, sábado
10h às 12h30
Sala Humberto Mauro da Fundação Clóvis Salgado.
Av. Afonso Pena, 1537 – Centro Belo Horizonte –MG
Site da Coleção Gentes: www.joelaraujo.com.br/colecaogentes
Autor Joel Araújo: @ler.joelaraujo
Leia mais: