(Hospital Risoleta Tolentino Neves/Divulgação)
Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão em queda na maioria dos estados brasileiros. É o que revela o novo Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (11), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O estudo mostra manutenção de queda em grande parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul; sinal predominante de interrupção do crescimento com alguns estados já iniciando queda no Nordeste; e manutenção do indícios crescimento no Norte.
Referente à Semana Epidemiológica (SE) 31, período de 31 de julho a 6 de agosto, o Boletim tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 8 de agosto.
De acordo com a Fiocruz, o estudo aponta queda nas tendências de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas). Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 1,9% para influenza A; 0,2% para influenza B; 5,9% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 79,1% Sars-CoV-2 (Covid-19).
As análises laboratoriais por faixa etária indicam amplo predomínio do vírus Sars-CoV-2, especialmente na população adulta. No grupo de 0 a 4 anos, o volume de casos associados à Covid-19 se mantém acima do observado para o VSR nas últimas quatro semanas.
Só neste ano, 34.932 perderam a vida em decorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo 26.259 (75,2%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 6.949 (19,9%) negativos e ao menos 721 (2,1%) aguardando resultado laboratorial.
Entre os óbitos, a prevalência entre os casos positivos nas quatro últimas semanas epidemiológicas foi de 1,0% para influenza A; 0,0% para influenza B; 0,3% para VSR; e 96,1% para Sars-CoV-2 (Covid-19).
Leia mais