Terminal é diretamente impactado em meio à operação policial nos Complexos do Alemão e da Penha
Um vídeo gravado nesta terça-feira (28) mostra a Central do Brasil completamente lotada em meio à megaoperação policial nos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. As imagens revelam um cenário de confusão e desespero: passageiros se empurram para tentar embarcar, há correria nas plataformas e princípio de tumulto dentro da estação.
Nas redes sociais, moradores descrevem o clima como de “caos total”, “apocalipse zumbi” e “pânico generalizado”. Um dos relatos diz: “está acontecendo um tumulto generalizado na Central do Brasil. Pessoas pulando catracas, princípio de briga e correria pelas ruas” Apesar da confusão, a SuperVia, responsável pela operação do sistema, informou que os trens "operam normalmente".
A operação das polícias, batizada de Contenção, ocorre desde a madrugada e já deixou mais de 60 mortos, entre eles quatro agentes das forças de segurança. Mais de 80 pessoas foram presas.
Os confrontos entre criminosos e agentes causaram reflexos em toda a cidade, com interdições e bloqueios em mais de 20 vias, entre elas a Linha Amarela sentido Jacarepaguá, Avenida Brasil, Estrada do Gabinal, Avenida 24 de Maio, Rua Marechal Rondon e Rua Dias da Cruz. Segundo a PM, criminosos da facção Comando Vermelho receberam ordens para fechar as principais vias da cidade.
Ônibus foram usados como barricadas e vias expressas chegaram a ser fechadas por tiros e incêndios. Universidades como UFRJ e UERJ suspenderam as aulas e o trânsito segue em colapso em diversos pontos.
*Com informações de Agência Brasil
Leia mais: