Ciência

Com velocidade do som menor que na Terra, conversar em Marte pode ser um problema

João Paulo Martins
joao.oliveira@hojeemdia.com.br
24/03/2022 às 20:17.
Atualizado em 24/03/2022 às 20:21
Robô espacial Perseverance descobre que a velocidade do som em Marte é mais baixa que na Terra (Nasa/Reprodução)

Robô espacial Perseverance descobre que a velocidade do som em Marte é mais baixa que na Terra (Nasa/Reprodução)

A velocidade do som em Marte foi revelada depois que o robô espacial Perseverance, lançado pela Nasa em 2020, enviou gravações de áudio do Planeta Vermelho.

Segundo a emissora estatal britânica BBC, uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que o som em Marte viaja a velocidades de cerca de 240 metros por segundo. Isso é muito mais lento que na Terra. Por aqui, as ondas sonoras viajam a cerca de 343 metros por segundo.

O Perseverance pousou no Planeta Vermelho há mais de um ano e vem coletando muitas informações por meio de câmeras, sensores e um microfone que carrega a bordo.

De acordo com a BBC, os cientistas também descobriram que diferentes frequências de som viajam em diferentes velocidades no ambiente marciano.

Para quem não sabe, a frequência sonora equivale ao número de vezes que uma onda do som é produzida em determinado período de tempo, normalmente, no intervalo de um segundo.

A curiosa descoberta do robô espacial da Nasa sugere que duas pessoas conversando em Marte achariam extremamente difícil manter o diálogo. Isso porque diferentes partes do discurso chegariam aos ouvidos dos interlocutores em momentos diferentes, tornando as conversas distorcidas.

A pesquisa com os dados do Perseverance foi apresentada na 53ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária, promovida pela ONG internacional Universities Space Research Association.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por