PEC 148/2015

Comissão do Senado vai discutir redução da jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais

Relator apresentou parecer favorável, sugerindo emendas como garantia de dois dias de repouso semanal

Agência Senado
Publicado em 07/04/2025 às 18:30.
Enquanto a redução não for concluída, o limite permanece em 44 horas semanais (Arthuro Paganini / Governo de Sergipe / Agência Brasil)

Enquanto a redução não for concluída, o limite permanece em 44 horas semanais (Arthuro Paganini / Governo de Sergipe / Agência Brasil)

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza nesta terça-feira (8), às 14h, audiência pública para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 148/2015) que propõe reduzir a jornada de trabalho semanal de 44 para 36 horas. O debate foi solicitado por meio do requerimento (REQ 26/2024), apresentado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE).

A PEC, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), altera a Constituição Federal para estabelecer a redução gradual da jornada: 40 horas semanais no primeiro ano após aprovação, com diminuição de uma hora anualmente até chegar a 36 horas. Enquanto a redução não for concluída, o limite permanece em 44 horas semanais.

O relator, senador Rogério Carvalho (PT-SE), apresentou parecer favorável, sugerindo emendas como a garantia de dois dias de repouso semanal e a irredutibilidade salarial durante a transição.

Participantes

  • Shakti Prates Borela, auditora fiscal e assessora técnica da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (participação por videoconferência).
  • Abel Santos, coordenador do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) no Distrito Federal.
  • Também foram convidados, mas ainda não confirmaram a participação: Rick Azevedo, fundador do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT); a deputada Erika Hilton (PSOL-SP); o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG); e um representante do Ministério das Mulheres.
© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por