Turismo

Da astrologia ao boca a boca: pesquisa mostra o que motiva pessoas a viajar em cada fase da vida

Estudo mostra que, enquanto jovens se deixam levar por redes sociais e até signos, idosos preferem confiança e custo-benefício

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
25/09/2025 às 18:03.
Atualizado em 25/09/2025 às 18:14
Praia, campo ou cidade: pesquisa mostra que as escolhas dos destinos de viagem variam conforme a idade, desde influências digitais até recomendações de familiares (Freepik)

Praia, campo ou cidade: pesquisa mostra que as escolhas dos destinos de viagem variam conforme a idade, desde influências digitais até recomendações de familiares (Freepik)

Arrumar as malas pode ter razões muito diferentes dependendo da idade. É o que mostra uma pesquisa da Booking.com sobre o comportamento dos viajantes em seis faixas etárias. O levantamento revela desde jovens de 18 a 24 anos que consultam a astrologia antes de escolher o próximo destino a pessoas acima dos 65 que confiam majoritariamente em recomendações de amigos e familiares.

Jovens guiados pelas redes e pelos astros

Entre 18 e 24 anos, a busca por experiências autênticas aparece com força: 37% preferem a praia para relaxar, 21% se encantam com zonas rurais e 19% gostam de caminhar sem rumo em cidades. Até a astrologia entra na bagagem - 36% dizem consultar previsões antes de decidir o destino. No campo afetivo, 27% enxergam nas cidades o cenário ideal para começar uma história de amor.

Já na faixa dos 25 a 34 anos, as redes sociais são protagonistas: 65% assumem ser impactados por vídeos curtos e 68% se inspiram em filmes. Esse grupo é também o que mais considera a astrologia (46%) e o que mais valoriza festas e eventos (67%). Além disso, 61% exigem que o destino seja pet-friendly.

Meio-termo entre emoção e razão

O grupo de 35 a 44 anos equilibra digital e planejamento. Blogs de gastronomia influenciam 70% deles, enquanto 81% valorizam a culinária local. A viralização de destinos nas redes sociais também pesa para 53% e as compras são um atrativo importante para 70%.

Entre os 45 e 54 anos, quase metade (47%) sonha em iniciar uma história de amor à beira-mar. A praia, nesse caso, tem peso emocional. Mas o orçamento também fala alto: 90% querem ajustar a viagem ao bolso, sem abrir mão da qualidade.

Conforto e tradição

De 55 a 64 anos, a prioridade é tranquilidade: 87% colocam o descanso como critério principal. O fácil acesso (86%) e a gastronomia local (87%) completam os requisitos dessa faixa etária, que tem na praia o destino favorito para relaxar (49%).

Acima dos 65, confiança e praticidade comandam as escolhas. O boca a boca é decisivo para 81% e o custo-benefício é essencial para 93%. A mesma proporção valoriza encontrar variedade de passeios no destino.

O levantamento ouviu 4 mil pessoas na Argentina, Brasil, Colômbia e México. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem nos próximos 12 meses. A pesquisa foi feita on-line em maio e junho deste ano.

Leia mais: 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por