Psicóloga especialista em comportamento de animais explica as peculiaridades dos gatos e como criar um vínculo saudável com eles
Quando os gatos criam o vínculo com o tutor, costumam seguir a pessoa pela casa, esperar na porta e deitar por perto (Freepik)
Muita gente ainda acredita que os gatos são animais exclusivamente independentes e antissociais. Porém, esses pets, desde que criados com carinho e atenção, desenvolvem relações afetivas com os tutores. O recado é reforçado nesta sexta-feira, 8 de agosto, Dia Internacional do Gato.
Embora pareçam mais distantes dos seres humanos, os gatos não são autossuficientes nem exigem menos atenção do que os cachorros, por exemplo.
“São animais que precisam de cuidados específicos e preventivos, como ambiente limpo, rotina alimentar adequada e espaços enriquecidos – com esconderijos e prateleiras para circulação – que garantam sua privacidade e, ao mesmo tempo, ofereçam estímulos, além de tempo de qualidade para interação e descanso”, afirma a psicóloga Juliana Sato, referência em luto e comportamento pet.
A especialista reforça que, antes de adotar um gatinho, é preciso avaliar ainda se o ambiente é seguro, principalmente para evitar fugas. Outro ponto é avaliar se a família está mesmo disposta a respeitar o ritmo e as necessidades do animal.
Um erro comum é tratar o gato como se fosse um cão, o que acaba frustrando as expectativas do tutor, principalmente em relação à afetividade. “Os gatos expressam sua afetividade de forma mais sutil e silenciosa, porém não menos profunda. Diferentemente dos cães, os gatos escolhem quando e como se aproximar. São companheiros atentos, sensíveis ao meio ambiente e à rotina do tutor”, diz Juliana Sato.
Segundo ela, quando os gatos criam o vínculo com o tutor, costumam seguir a pessoa pela casa, esperar na porta e deitar por perto. Juliana Sato listou algumas peculiaridades deste animal e como lidar com eles:
O Dia Internacional do Gato foi criado pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal - organização global que trabalha em prol do bem-estar dos bichos. A data, que reforça a importância da proteção dos felinos.
Leia mais: