Pesquisas eleitorais apontam que republicano e democrata estão empatados tecnicamente
Apontados como “a maior democracia do mundo”, os Estados Unidos não elegem o presidente por meio do voto (Montagem / fotos reprodução Instagram)
Empatados tecnicamente de acordo com as mais recentes pesquisas eleitorais, a vice-presidente Kamala Harris, de 59 anos, e o ex-presidente Donald Trump, de 78 anos, fazem, na noite desta terça-feira (10), um debate decisivo na disputa pela Casa Branca.
O embate será na Filadélfia e transmitido ao vivo, a partir das 22h (horário de Brasília) pela rede ABC. Terá a duração de uma hora e meia e é considerado um dos eventos mais aguardados da corrida presidencial.
Com os candidatos empatados nas pesquisas de voto popular e nos estados-chave do Colégio Eleitoral, o debate é visto como uma oportunidade crítica para impactar o resultado das eleições, faltando 55 dias para o pleito.
Será mediado pelos jornalistas David Muir e Linsey Davis e abordará temas cruciais como economia, política de imigração, segurança nacional, direito ao aborto, defesa da democracia, China, e conflitos em Gaza e na Ucrânia. Este será o primeiro encontro direto entre Harris e Trump, que até agora não tiveram oportunidade de se confrontar pessoalmente.
O último debate de Trump provocou a desistência da candidatura republicana, o atual presidente Joe Biden demonstrou fragilidades que acabaram gerando uma onda de críticas ao estado de saúde e idade avançada no democrata.