(Valéria Marques/Hoje em Dia)
Material de campanha das eleições deste ano que iria para o lixo rendeu dinheiro para cooperativas e associações de recicláveis em Minas. Mais de 52 toneladas de produtos reutilizáveis, como bandeiras, folhetos, santinhos e outros, foram recolhidos e doados dentro da campanha "Eleições Sustentáveis", realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).
O volume arrecadado foi recorde e entregue a associações e cooperativas de reciclagem parceiras do Tribunal em 44 municípios. O TRE também encaminhou materiais de propaganda irregular apreendidos e não reavidos pelos interessados no prazo determinado pela Justiça Eleitoral. A campanha compreendeu todo o período eleitoral e 191 cooperativas e associações estavam cadastradas para receber os materiais.
Campanha
A realização da campanha a cada eleição busca uma maior conscientização da importância de gestão e descarte correto dos materiais utilizados durante o período. O resultado tem sido cada vez mais positivo, gerando um aumento no recolhimento dos materiais e a consequente diminuição dos impactos da poluição com a destinação sustentável desses resíduos.
Nas duas edições anteriores da campanha, foram arrecadadas mais de 11 toneladas de materiais em 2018, em dez municípios; e em torno de 28 toneladas em 2020, em 21 municípios mineiros.
Além de promover a sustentabilidade, outro ponto importante da ação é a valorização do trabalho realizado pelas pessoas que integram essas cooperativas e associações de reciclagem.
Leia Mais: