(Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
O governo federal publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira (3), que enviou a Força Nacional de Segurança Pública à reserva indígena de Parakanã, a cerca de 30 km da área urbana de Novo Repartimento, no leste do Pará, onde três mortos foram encontrados no último sábado (30). Eles vão apoiar a Fundação Nacional do Índio.
Desde 24 de março, três homens estão desaparecidos após invadirem a terra indígena para caçar. Ainda não se sabe se os corpos encontrados são deles.
Moradores da região acusam indígenas pelo desaparecimento dos caçadores e falam em retaliação. Um grupo teria invadido uma escola indígena e agredido estudantes da aldeia.
Os militares vão atuar nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por 15 dias, a contar de hoje (3), em articulação com os órgãos de segurança pública do estado.
De acordo com a portaria, o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional de Segurança Pública.
* Com Agência Brasil