Imagem enviada por brasileira que mora na cidade de Pasco mostra ventos fortes que assustam e preocupam moradores
As autoridades dos Estados Unidos estão alertando sobre os impactos potencialmente fatais do furacão Milton à medida que ele se aproxima da costa oeste do país norte-americano. A situação é tão crítica que o presidente Joe Biden pediu que os moradores em zona de risco evacuem imediatamente, alegando ser uma questão de vida ou morte.
Desde o início da semana, moradores da região vivem momentos de apreensão. No Condado de Pasco, na Flórida, a carioca Rosaura Brito, não está em uma área de evacuação, mas se prepara para os impactos que o fenômeno pode trazer.
Em contato com o Hoje em Dia, ela relatou as dificuldades vividas nos últimos dias, quando tornados atingiram a Flórida. Afirmou que em Pasco, onde ela reside, a área está mais firme e será menos impactada do que as áreas da costa, como as cidades Saint Petersburg, Clearwater e Dunedin. Ela relata ainda que as casas mais próximas ao mar podem ser atingidas com enchentes de mais de 3 metros.
“Infelizmente essa é a situação, tudo que está na área do mar pode ser atingido. Mesmo a gente que está um pouco mais acima, tiveram áreas que as enchentes chegaram até na cintura. Atinge o balcão do fogão, da pia, fica tudo inundado, você perde tudo embaixo. É uma tristeza”, afirmou a brasileira.
Um vídeo fornecido pela brasileira mostra parte da cidade de Dunedin, que foi muito afetada por tornados nos últimos dias. Nas imagens, é possível ver uma grande quantidade de destroços jogados na rua por consequência dos impactos climáticos.
Rosaura relatou ainda que grupos de moradores se uniram para ajudar famílias e estabelecimentos que perderam tudo. Segundo ela, o governo dos EUA forneceu caminhões de areia e sacos para a população encher e colocar em portas e garagens das casas, para conter as enchentes o máximo possível.
Uma série de tornados atingiram a Flórida nesta quarta-feira (9) por conta da mudança de tempo causada pela aproximação do furacão Milton, que deve atingir o estado nesta noite.
Desde o início da manhã, o Serviço Nacional do Clima dos EUA já expediu mais de 20 alertas por tornado ao longo da região central da Flórida.
Moradores se uniram para ajudar famílias e estabelecimentos que perderam tudo (Rosaura Brito / arquivo pessoal)