Tema foi debatido durante a Futurecom, maior evento de conectividade, inovação e tecnologia da América Latina, que termina nesta quinta (10) em São Paulo
Palestrante falou sobre a utilização da Inteligência Artificial em exames médicos (Futurecom / Divulgação)
A Inteligência Artificial deve ser uma das principais parceiras dos médicos nos próximos anos. A tecnologia, segundo especialistas, tem a capacidade de detectar doenças com mais rapidez e ainda diminuir gastos e tempo em diagnósticos.
Cristiane Pimentel é membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Palestrante na Futurecom - maior evento de conectividade, inovação e tecnologia da América Latina, que termina nesta quinta (10) em São Paulo -, ela explica que os recursos digitais e tecnológicos têm muito a acrescentar à área da saúde.
“Se utilizada da maneira correta, a IA pode ser um grande facilitador. Com programas e exames específicos, é capaz de adiantar diagnósticos em raio-x, Papanicolau. É uma forma do médico adiantar o processo e salvar vidas”, explica Cristiane.
Ainda segundo a especialista, no Brasil já existem estudos e debates para a utilização da tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, a utilização ainda esbarra muito na questão da regulamentação e legislação. “Aqui nós ainda não temos um diagnóstico muito concreto da utilização das IAs. E o ambiente médico lida muito com informações confidenciais e particulares, então tem que ter uma segurança para esses dados do paciente. Essa é a maior dificuldade de implementação aqui”.
Um assunto sempre debatido quando se fala sobre Inteligência Artificial é a questão da tecnologia “roubar” a vaga de pessoas em determinados trabalhos. Para Cristiane, na área da saúde seria mais uma "parceria". “Não vai retirar o papel do médico, mas direcionar o atendimento médico para algo mais especializado. No final, sempre vai haver necessidade de ter um médico para apresentar o laudo e o carinho do humano. Então, vai ser um complemento no atendimento”.