Cerimônias seguem o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, o livro de ritos fúnebres do Vaticano
(Vatican News/Reprodução)
O Vaticano divulgou nesta quinta-feira (24) os detalhes das cerimônias de fechamento do caixão e sepultamento do papa Francisco, revelando ritos tradicionais e simbólicos que marcarão a despedida do pontífice. As cerimônias, que seguem o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, o livro de ritos fúnebres do Vaticano, incluem orações em latim, a inclusão de uma bolsa de moedas no caixão e a aspersão com água benta.
Enquanto milhares de fiéis continuam a prestar suas homenagens na Basílica de São Pedro, onde o velório público prossegue em seu segundo dia, o Vaticano detalhou os procedimentos que serão realizados após o encerramento do velório, às 14h (horário de Brasília) desta sexta-feira.
A cerimônia de fechamento do caixão, que ocorrerá uma hora após o término do velório, será conduzida pelo mestre de cerimônias litúrgicas, Diego Ravelli. O rito inclui:
Após o fechamento do caixão, será realizada a missa Exéquia em homenagem ao Papa Francisco.
No sábado, o caixão seguirá em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde o sepultamento será realizado. Os ritos incluem:
Após o sepultamento, inicia-se o período de nove dias oficiais de luto da Igreja Católica. Uma missa em sufrágio ao papa será realizada no domingo (27) na Basílica de São Pedro.
O Vaticano informou que 48.600 fiéis já prestaram homenagens ao Papa Francisco desde o início do velório. A grande fila para se despedir do pontífice continua a crescer, demonstrando a comoção mundial diante da sua morte.