Vancouver

Motorista atropela multidão e deixa ao menos 11 mortos durante festival no Canadá

Atropelamento ocorreu durante evento que reunia pessoas da comunidade filipina em Vancouver

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 27/04/2025 às 16:03.
 (Reprodução/Vídeo)

(Reprodução/Vídeo)

Pelo menos onze pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas depois que um homem atropelou uma multidão com um carro SUV em um festival de rua em Vancouver, no Canadá. 

De acordo com agências internacionais de notícias, o atropelamento ocorreu por volta das 20h (horário de Vancouver) durante as comemorações do Dia de Lapu-Lapu, um evento cultural da comunidade filipina que homenageia um herói nacional das Filipinas. O festival, que reuniu cerca de 100 mil pessoas ao longo do sábado, estava em sua fase de dispersão quando a tragédia aconteceu.

A polícia de Vancouver deteve o motorista, um homem na faixa dos 30 anos. Em comunicado, as autoridades descartaram a hipótese de terrorismo. "Neste momento, estamos confiantes de que o incidente não foi um ato de terrorismo", afirmou o departamento de polícia de Vancouver em suas redes sociais, onde também confirmou a prisão.

O chefe interino da polícia de Vancouver, Steve Rai, informou que o suspeito agiu sozinho e que já era "conhecido pela polícia em certas circunstâncias", sem fornecer mais detalhes.

O Consulado Geral das Filipinas em Vancouver expressou "grande preocupação e simpatias" às vítimas em uma nota oficial, pedindo união e resiliência à comunidade durante este momento difícil. O presidente das Filipinas, Bongbong Marcos, também se manifestou, afirmando estar "arrasado" com a notícia e garantindo que o consulado trabalhará com as autoridades canadenses para uma investigação completa.

O prefeito de Vancouver, Ken Sim, utilizou suas redes sociais para expressar sua tristeza e consternação com o "terrível incidente", prometendo fornecer mais informações assim que possível e enviando seus pensamentos a todos os afetados e à comunidade filipina da cidade.

As autoridades continuam investigando as causas do atropelamento e prestando assistência às vítimas e seus familiares.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por