Tragédia

Número de mortos no terremoto na Turquia e Síria passa de 36 mil

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
13/02/2023 às 11:25.
Atualizado em 13/02/2023 às 11:59
 (Reprodução/TV/Epa)

(Reprodução/TV/Epa)

O número de mortos no terremoto que atingiu a Turquia e a Síria passa dos 36 mil, conforme informaram agências internacionais nesta segunda-feira (13), dia que os tremores completaram uma semana. A tragédia é classificada como um dos piores desastres naturais do mundo neste século. 

O canal de notícias Aljazeera, do Catar, afirma que equipes de resgate continuam a retirar mais sobreviventes em meio à destruição. Hoje, uma mulher de 70 anos foi retirada dos escombros de um prédio de três andares que desabou na província de Hatay, na Turquia, 178 horas depois que terremotos mortais atingiram a região.

No sul do país, uma jovem chamada Miray foi resgatada dos escombros de um prédio de apartamentos na cidade de Adiyaman.

Em meio ao resgate das últimas vítimas com vida, Turquia e Síria tem agora a missão de reconstruir os dois países. O pior terremoto da Turquia em quase um século deixou um rastro de destruição que pode custar até US$ 84,1 bilhões, segundo um grupo empresarial turco.

Os principais custos seriam a reconstrução de moradias, linhas de transmissão e infraestrutura, além de atender às necessidades de abrigo de curto, médio e longo prazo das centenas de milhares que ficaram desabrigadas.

O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse que o estado concluirá a reconstrução habitacional dentro de um ano e que o governo está preparando um programa para “fazer o país se levantar novamente”.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por