Narcóticos

ONU alerta para ‘promoção’ de drogas e remédios controlados nas redes sociais

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
15/03/2022 às 20:44.
Atualizado em 15/03/2022 às 20:47

As redes sociais se tornaram palco para venda de maconha e “glamourização” do uso de drogas e remédios controlados, revela um relatório do Comitê Internacional para Controle de Narcóticos da ONU, que pede atenção dos governos para o tema.

Divulgado na última quinta-feira (10), o documento abordou evidências de uma ligação entre os conteúdos das redes sociais e o uso de entorpecentes. O problema é ainda mais sério em relação aos jovens, alerta o comitê, que são os principais usuários das plataformas de mídia social.

A ONU apela aos governantes que assumam um papel mais ativo na regulamentação das redes sociais e que as empresas moderem e autorregulem suas plataformas, limitando a publicidade e a promoção de substâncias controladas.

O comitê encontrou disparidades regionais na disponibilidade de medicamentos analgésicos opioides. Segundo o documento, quase todo o consumo dessa classe de remédios está concentrado em países desenvolvidos (Europa e América do Norte), enquanto o uso em outras regiões do mundo, muitas vezes, é insuficiente e não atende nem às necessidades médicas.

O relatório também observa que, embora as novas tecnologias, como as criptomoedas e pagamentos digitais, tenham tornado a transferência internacional de fundos mais fácil e rápida, eles anonimizaram usuários e processos, abrindo caminho para ações ilícitas.

O Comitê Internacional para Controle de Narcóticos da ONU alerta que grupos criminosos organizados têm explorado essas novas tecnologias para esconder as origens dos fundos ilegais e maximizar os lucros.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por