PRAÇA DA LIBERDADE

Sabe o que é duelo de Slam? Conheça evento que começa hoje na Biblioteca Pública em BH

Projeto “Raízes” tem série de ações até outubro

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 27/08/2024 às 20:40.
Menino Jazz  é atração em 5/9, com a palestra "Entre a poesia escrita e as escrevivências da fala" (Cícero Cristo/Secom)

Menino Jazz é atração em 5/9, com a palestra "Entre a poesia escrita e as escrevivências da fala" (Cícero Cristo/Secom)

A Biblioteca Pública Estadual de Minas promove, a partir desta quarta-feira (28/8), o evento “Raízes: afromineiridade e juventude na literatura”, ciclo de palestras que reúne escritores, poetas, ensaístas, músicos, rappers e outros artistas negros e negras. O festival também abre espaço para o primeiro duelo de Slam (competição de poesia falada) realizado pela instituição, que celebra 70 anos em 2024. A disputa vai envolver 35 coletivos de 18 cidades de Minas.

Até outubro, cinco palestras – todas elas às 15h, no Espaço Geek, com tradução simultânea na língua brasileira de sinais (Libras) – compõem o evento.

Eliani Gladyr, coordenadora do Núcleo da Biblioteca Pública Estadual, explica que as palestras vão levantar “discussões acerca dos movimentos literários afro-afirmativos, sobre a literatura produzida em Minas e no Brasil, os meios de publicação, o mercado editorial e formas alternativas de veiculação, valorizando a literatura afro-brasileira e indígena”.

“O projeto não apenas faz parte, mas fortalece a nossa política estadual de afromineiridade, que, por meio da Secult-MG e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, promoveu o reconhecimento dos Reinados e Congados como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado”, pontua Lucas Amorim, titular da Diretoria do Livro Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB). 

Como é uma competição de Slam?


O poetry slam, ou simplesmente slam, é um espaço para livre expressão poética, em que questões da atualidade são debatidas, com contornos de entretenimento.

O duelo de slam será realizado pela primeira vez na Biblioteca Pública localizadfa na Praça da Liberdade, região centro-sul de BH. A competição de poesia fala em nível estadual vai reunir "competidores de 16 cidades mineiras. São cinco fases classificatórias, com duração de 90 minutos, até a grande final.

“A oportunidade de ouvir poetas nesse espaço é um momento simbólico para o encontro de tradições, pois uma tradição literária que há muito é discutida permite trocar experiências e vivências com a literatura da poesia oral performática que as pessoas ligadas ao Slam produzem”, avalia o poeta Rogério Coelho, articulador do Coletivoz Sarau de Periferia e slammaster do “Slam Clube da Luta”, e um dos curadores do “Raízes”. 

Leia também:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por