(Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)
Servidores do Banco Central estão em greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira (1º). O movimento foi aprovado durante assembleia realizada na última segunda-feira (28). Há possibilidade de impactos no Pix e outras atividades.
A categoria, segundo o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, defende a reestruturação da carreira com reajuste salarial.
A paralisação, ainda de acordo com a entidade, foi proposta após “meses de tentativas frustradas de estabelecer uma agenda negocial com o Executivo”. Até o momento, a categoria afirma que não há proposta oficial em relação ao reajuste e outros pontos solicitados.
Por meio de nota, o Banco Central informou que reconhece o direito dos servidores e que confia na "histórica dedicação, qualidade e responsabilidade e de seu compromisso com a Instituição e com a sociedade".
O comunicado diz, ainda, que o BC tem "planos de contingência para manter o funcionamento dos sistemas críticos para a população, os mercados e as operações das instituições reguladas, tais como STR, Pix, Selic, entre outros".