Nanotecnologia

Tapete ecológico promete reduzir a poeira da mineração e o desperdício de água

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
02/08/2023 às 15:16.
Atualizado em 02/08/2023 às 18:01
 (Divulgação / Nano-Z Tec)

(Divulgação / Nano-Z Tec)

Além de imundar as cidades, a poeira provocada pela extração de minério em grandes empresas pode acarretar sérios problemas à saúde, principalmente aos trabalhadores das minas e comunidades vizinhas às áreas de lavra. Na tentativa de reduzir os danos provocados pelas partículas tóxicas, um tapete feito de material biodegradável, com uso de nanotecnologia, foi desenvolvido. 

Chamada de EcoPlatform, a manta ecológica é feita de fibra de coco trançada. Além da utilização no setor industrial e na extração mineral, pode ser usada em obras em rodovias e em grandes áreas abertas propensas à poeira. A tecnologia foi desenvolvida pela empresa israelense Nano-Z.

Diretor de novos negócios da empresa, Gabriel Eigner diz que o produto reduz em até 90% a poeira levantada por caminhões e outros veículos que trafegam nas minas.

Além disso, a manta também pode ajudar no desperdício de água. A mistura de nanomateriais e elementos ecológicos permite a retenção da água por mais tempo, reduzindo o consumo em 85%, pois consegue manter o piso úmido ao longo de quatro dias. 

Segundo o diretor, a instalação depende de variáveis, como o tipo de minério ou pedra extraída, da pavimentação, declínios da pista, número de caminhões e veículos que trafegam diariamente. 

(Divulgação / Nano-Z Tec)

(Divulgação / Nano-Z Tec)

É importante destacar que o processo de extração de minério envolve outras etapas que também geram dissipação de poeira. O tapete ecológico é apenas uma alternativa não poluente aos impactos da atividade.

Atualmente, as soluções para contenção de poeira envolvem atividades que podem contaminar lençóis freáticos, córregos e rios. Outra alternativa comum no setor é o uso de caminhões-pipas, que até amenizam a poeira, mas não resolvem o problema. 

(Divulgação / Nano-Z Tec)

(Divulgação / Nano-Z Tec)

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por