Apesar da intensidade do abalo sísmico, o alerta de tsunami emitido inicialmente foi posteriormente suspenso
Ilhas de Tonga, na Oceania (Reprodução/Deutsche Welle.)
Um forte terremoto de magnitude 7 atingiu a costa de Tonga, uma nação insular localizada no Oceano Pacífico, neste domingo (30), conforme anunciou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Inicialmente, um alerta de tsunami foi emitido pelo sistema de alerta de tsunami dos EUA, indicando a possibilidade de "ondas perigosas dentro de uma zona de 300 quilômetros do epicentro". No entanto, pouco tempo depois, o mesmo sistema americano retirou o alerta, afirmando que "com base em todos os dados disponíveis, a ameaça de tsunami foi descartada".
Segundo agências internacionais, o tremor superficial ocorreu a 90 quilômetros a sudeste do vilarejo de Pangai, às 12h19 GMT (9h19 no horário de Brasília). Alertas também chegaram a ser emitidos para a ilha de Niue, situada a cerca de 2,4 mil quilômetros a nordeste da Nova Zelândia.
De acordo com o sistema de alerta de tsunami americano, "ondas de tsunami atingindo 0,3 a 1 metro acima do nível do mar eram possíveis em algumas costas de Niue e Tonga", gerando preocupação entre os moradores dessas nações insulares do Pacífico Sul.
O Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ) também confirmou a ocorrência do abalo sísmico, registrando-o a uma profundidade de 16 quilômetros.
A agência nacional de desastres de Tonga chegou a emitir um alerta, orientando os moradores a se manterem afastados das praias e da linha costeira. "Pessoas que vivem em costas baixas são aconselhadas a irem para terras mais altas ou para o interior", instruiu o Escritório Nacional de Gestão de Riscos de Desastres de Tonga em sua página no Facebook.
Terremotos são eventos relativamente comuns em Tonga, um arquipélago de baixa altitude com uma população de aproximadamente 100 mil habitantes. O país está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região conhecida por sua intensa atividade sísmica e vulcânica.
O arquipélago de Tonga se estende por cerca de 800 quilômetros na região da Polinésia, ao norte da Nova Zelândia, e é composto por 172 ilhas, das quais apenas 36 são habitadas.
Este evento sísmico ocorre em um momento em que a região ainda se recupera dos impactos de um forte terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar e a Tailândia na sexta-feira (28), resultando em um balanço trágico de pelo menos 1.700 mortos e cerca de 3.400 feridos.