O ex-vereador e atual deputado federal mineiro Nikolas Ferreira (PL) e o youtuber Monark tiveram suas contas retidas no Twitter nesta sexta-feira (13). Por decisão judicial, os dois perfis estão indisponíveis no Brasil.
Monark tinha 1,2 milhões de seguidores na rede social do empresário sul-africano Elon Musk. O deputado mineiro, por sua vez, contava com dois milhões de seguidores.
(Twitter / Reprodução)
A conta é retida quando o Twitter impede o acesso a determinado conteúdo em um país específico. “Em nossos esforços contínuos para disponibilizar nossos serviços para pessoas de todo o mundo, quando recebemos uma solicitação válida e adequadamente definida de uma entidade autorizada, às vezes pode ser necessário reter o acesso a determinados conteúdos em um país específico. Tais retenções são limitadas à jurisdição específica que emitiu a exigência legal válida ou quando o conteúdo viola as leis locais”, explica a rede social em seu site.
Usando o perfil secundário no Instagram, Nikolas Ferreira comentou a retenção de suas contas nas redes sociais. Ele não falou especificamente do Twitter: “O sistema é difícil, aparentemente eu sou um parlamentar que não pode falar. Eu não posso me comunicar com as pessoas. Por que querem me calar dessa forma? Por que não calam outras pessoas que espalham fake news, como o André Janones?”.
Leia mais: