Covid-19

Vacina 100% nacional da Fiocruz passa em controle de qualidade do Instituto Bio-Manguinhos

16/02/2022 às 18:31.
Atualizado em 16/02/2022 às 18:34

A vacina 100% brasileira contra Covid-19, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), acaba de dar mais um passo para chegar ao mercado. De acordo com a Fiocruz, o primeiro lote do imunizante foi liberado pelo controle de qualidade do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) na última segunda-feira (14).

O imunizante utiliza Ingrediente Farmacêutico Ativo ou IFA (insumo para produção de vacina) nacional, que vem sendo produzido desde julho de 2021. Os primeiros lotes de IFA foram aprovados pelo controle interno do Bio-Manguinhos em outubro de 2021, quando seguiu para outras etapas de controle de qualidade, inclusive internacionais.

Em novembro do ano passado, a Fiocruz submeteu à Anvisa o pedido de alteração do registro da vacina para Covid, para incluir o Bio-Manguinhos como a unidade produtora de IFA de seu imunizante.

Em janeiro passado, a fundação obteve autorização da Vigilância Sanitária para produzir a vacina 100% nacional e deu prosseguimento às etapas de processamento final e controle interno de qualidade.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por