Cardeal que irá anunciar o nome do novo papa pediu a Deus que dê um novo sucessor de Pedro no Conclave que será aberto na próxima quarta-feira (7)
Durante a homilia, o cardeal francês de origem marroquina comentou a passagem do Evangelho de João, proposto pela liturgia deste terceiro domingo de Páscoa (Reprodução / Vaticano News)
O cardeal protodiácono Dominique Mamberti, que anunciará ao mundo o novo papa, presidiu, neste domingo (4), no Vaticano, à nona e última missa nos “novendiais”, período de oração e luto pelo falecimento de Francisco, ocorrido no dia 21 de abril.
Em um trecho apropriado ao momento que a Igreja está vivendo, pediu a Deus que dê um novo sucessor de Pedro no Conclave que será aberto na próxima quarta-feira (7). Na Basílica de São Pedro, concelebraram com ele os membros do Colégio Cardinalício.
Durante a homilia, o cardeal francês de origem marroquina comentou a passagem do Evangelho de João, proposto pela liturgia deste terceiro domingo de Páscoa, que apresenta o encontro de Jesus ressuscitado com alguns Apóstolos à beira do mar de Tiberíades, que termina com a Missão confiada a Pedro pelo Senhor e o mandato de Jesus: “Segue-me!”.
E comentando como Francisco viveu este chamado, cardeal Mamberti disse que foi testemunha da doação do papa até o fim.
“Todos nós admiramos o quanto o Papa Francisco, animado pelo amor do Senhor e carregado por Sua graça, foi fiel à sua missão até o limite máximo de suas forças. Ele advertiu os poderosos que é preciso obedecer a Deus e não aos homens e proclamou a toda a humanidade a alegria do Evangelho, o Pai Misericordioso, Cristo Salvador. Ele fez isso em seu Magistério, em suas viagens, em seus gestos, em seu estilo de vida. Estava perto dele no dia de Páscoa, no balcão das bênçãos desta Basílica, testemunhando o seu sofrimento, mas, acima de tudo, a sua coragem e determinação em servir o Povo de Deus até o fim", discursou.