Após os disparos contra a aeronave, o piloto decidiu pousar em um local seguro a fim de verificar avarias
(Reprodução/Vídeo/Redes Sociais)
Um helicóptero da Polícia Civil foi alvo de tiros e precisou fazer um pouso forçado na manhã desta quinta-feira (20), durante uma operação na comunidade Bom Retiro, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação policial tinha como objetivo prender criminosos armados que atuam na região.
De acordo com a Polícia Civil, o Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Saer/Core) estava dando apoio aéreo à operação em uma área de mata quando a aeronave foi atacada a tiros. Os agentes revidaram aos disparos, dando início a um confronto.
Durante o tiroteio, o helicóptero acabou atingindo fios da rede elétrica, o que provocou duas explosões e a perda de altitude da aeronave. Apesar do susto, os pilotos conseguiram controlar a situação e realizar um pouso forçado em um local seguro, evitando danos maiores à aeronave e garantindo a integridade da equipe a bordo. Felizmente, ninguém ficou ferido no incidente.
A Polícia Civil informou que a aeronave não foi atingida por nenhuma bala e que, após verificação de avarias, decolou novamente e decolou.
Em nota, a corporação ressaltou que "operações aéreas desse tipo são consideradas de alto risco devido à baixa altitude em que as aeronaves precisam operar, o que por si só representa um desafio significativo, além dos riscos inerentes a possíveis confrontos com criminosos armados, existência de rede de alta tensão e outros obstáculos".
O caso será investigado pela Polícia Civil para identificar e responsabilizar os criminosos que efetuaram os disparos contra o helicóptero.