Fazenda Talismã

VÍDEO: nome do cantor Leonardo entra em 'lista suja' de trabalho escravo; sertanejo explica

Segundo o Ministério do Trabalho, 6 trabalhadores, incluindo um adolescente de 17 anos, foram encontrados em condições degradantes na fazenda do artista

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
07/10/2024 às 17:49.
Atualizado em 07/10/2024 às 18:13

O nome do cantor sertanejo Leonardo foi incluído em uma "lista suja" de trabalho escravo. A atualização do relatório que expõe empregadores responsabilizados por exploração de trabalho em condições análogas à escravidão foi divulgada nesta segunda-feira (7) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), após uma fiscalização realizada em novembro de 2023 na Fazenda Talismã, em Jussara (GO).

Seis trabalhadores, incluindo um adolescente de 17 anos, foram encontrados em condições degradantes. Todos dormiam em uma casa abandonada, sem água potável, banheiro ou camas adequadas - eles improvisavam onde dormir com tábuas e galões de agrotóxicos.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Leonardo se pronunciou sobre as acusações. Expressou surpresa ao ver seu nome relacionado à denúncia, esclarecendo que arrendou a fazenda em questão e que não tem envolvimento direto com a gestão dos trabalhadores do local.

"Então, gente, boa tarde. Estou aqui, confesso a vocês que surpreso e muito triste. O meu nome está sendo vinculado no meio da televisão, rádio, internet, e tudo mais. Quero dizer a vocês que, em 2022, eu arrendei a fazenda para que o arrendatário plantasse soja, milho, ou o que ele quisesse. Se eu arrendo a fazenda para ele, ele tem o direito de plantar o que quiser, entenderam?", disse Leonardo.

O cantor ainda afirmou que a situação envolveu um funcionário da fazenda arrendada que ele não conhece.

"E nisso surgiu um funcionário lá nessa fazenda que eu arrendei, que eu não conheço, nunca ouvi falar, nunca vi. De repente, fui visitado pelo Ministério Público do Trabalho, com todo o respeito a vocês. Eles foram muito bem recebidos na minha fazenda e foi lavrada uma multa para mim, que sou o proprietário da fazenda. Mas não da Fazenda Talismã, e sim da Fazenda Lacanca, onde arrendei para ser plantada soja, entenderam?", finalizou.

Local onde os trabalhadores dormiam na Fazenda Talismã (Reprodução/MTE/Grupo Especial de Fiscalização Móvel)

Local onde os trabalhadores dormiam na Fazenda Talismã (Reprodução/MTE/Grupo Especial de Fiscalização Móvel)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por