"Girico" à piemontesa: Palio Fire Way atende quem precisa de um carro para o chão batido

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
20/05/2014 às 08:00.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:39
 (Marcelo Ramos/Hoje em Dia)

(Marcelo Ramos/Hoje em Dia)

Uma das grandes sacadas da Fiat para dar sobrevida ao Mille foi o lançamento da versão Way, com proposta aventureira, suspensão mais alta e uso de pneus de perfil elevado, que chegou no embalo da moda. No entanto, a versão caiu no gosto do consumidor justamente por se comportar melhor nas ruas esburacadas e não fazer feio na roça, como o Fusca e os “giricos” artesanais. Deu tão certo que correspondia a mais de 50% do mix do Mille. E depois que o Palio Fire sucedeu o velho guerreiro, a marca italiana acaba de lançar a versão Way, de olho nesse consumidor que não roda em pavimento “padrão Fifa”.

Apesar de ser apenas 15 mm mais alto que a versão convencional, o Palio Fire Way parece ser bem mais elevado. No entanto, seu comportamento não dinâmico manteve os mesmo parâmetros de seu irmão citadino.

Os pneus, apesar de terem o perfil mais alto, o que reduz a proporção percentual da banda de rodagem, dão a impressão de serem estreitos, como os eficientes pneus “linguiça” do Fusquinha (ótimos para sair de atoleiros). No entanto, eles têm a mesma largura do modelo aro 13 utilizado do Palio Fire, e são voltados para o uso no asfalto e calçamento. Assim, esqueça a ideia de cruzar a Transamazônica.

O desempenho do motor Fire 1.0 não tem novidades, mas garante um deslocamento satisfatório no para e anda da cidade.

Seu consumo, na casa dos 7 km/l, abastecido com álcool, poderia ser melhor dentro da cidade se a relação das marchas não tivessem sido reduzida, devido ao reajuste do diferencial e também da segunda mais curta, que se faz fundamental para quem vai encarar ladeiras em chão batido. Por outro lado, a quinta marcha alongada garante melhor autonomia na estrada, além de menor ruído e vibração.

Entre as novidades visuais estão a nova grade, moldura do para-choque, faróis com máscara negra, adesivos laterais e arcos plásticos nos para-lamas, que acrescido das molas e amortecedores novos, elevam o preço do carrinho em R$ 1.060. Um acréscimo indolor para quem não pode dar vida mansa para o carro!

Palio Fire Way 1.0 Flex

MEDIDAS
COMPRIMENTO 3,82m
LARGURA 1,63m
ALTURA 1,44m
ENTRE-EIXOS 2,37m
PORTA-MALAS 290l
TANQUE DE
COMBUSTÍVEL 48l
PESO 940 kg

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
MOTOR

4 cil. em linha 1.0 litro 8v bicombustível
POTÊNCIA
75 cv a 6.250 rpm
TORQUE
9,9 mkgf a 4.500 rpm
TRAÇÃO
dianteira
TRANSMISSÃO
manual de 5 marchas
SUSPENSÃO
independente
McPherson, na frente, e eixo de torção, atrás
FREIOS
discos ventilados, na dianteira, e tambor, na traseira com ABS e EBD
PNEUS
165/65 aro 14

NÚMEROS

CONSUMO
Urbano com uso exclusivo de etanol: 6,8 km/l
Urbano com uso exclusivo de gasolina: 9,7 km/l
Rodoviário com uso exclusivo de etanol: 12,2 km/l
VELOCIDADE MÁXIMA (*)
157 km/h

ACELERAÇÃO
0 A 100 KM/H (*)
13,6 s
CONTEÚDO E OPCIONAIS
De série, só banco traseiro rebatível e apoio de cabeça com regulagem de altura, além de freios ABS com distribuidor de carga (EBD) e duplo airbag.
OPCIONALMENTE, o modelo oferece direção hidráulica, desembaçador com ar quente ou ar-condicionado, travas e vidros elétricos, desembaçador, lavador e limpador traseiros, rádio com leitor MP3, rodas de liga leve aro 14 e pintura metálica

PREÇOS

BÁSICO
R$ 27.860
TESTADO
A versão testada é avaliada em R$ 35.537

(*) Dados do fabricante
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por