(Paulo Henrique Silva)
Uma linha turística de trem ligará a Praça da Estação ao Inhotim, em Brumadinho, na região metropolitana. A novidade foi anunciada pelo secretário estadual de Cultura, Marcelo Matte, em coletiva na Cidade Administrativa, na manhã desta quinta-feira (28).
“É a primeira da primeira prioridade da secretaria. Será como uma viagem ao túnel do tempo, indo do período colonial, a partir do Museu de Artes e Ofícios, que tem obras dos séculos 18 e 19, ao contemporâneo, em Inhotim”, revela Matte.
De acordo com o secretário, a ideia é que a Vale faça a implementação, utilizando as linhas férreas já existentes, da MRS, “como uma forma de compensação", citando a tragédia ocorrida no Córrego do Feijão, com a ruptura da barragem de rejeitos.
As negociações já estão em andamento e envolvem a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e Advocacia Geral do Estado (AGE). A intenção de Matte é para que o processo seja feito “de forma amigável”. “A gente imagina que Vale possa e queira fazer este investimento de maneira voluntária “, observa Matte.
São 30 quilômetros de linhas férreas já existentes, mas que precisarão ser adequadas à operação. Um ramal será construído até o centro do Inhotim. A operacionalização, no entanto, não será coordenada pelo governo nem pela Vale, mas sim a partir de uma parceria público-privada.
Luto
Recentemente, Brumadinho foi palco de um desastre ambiental e humano. Uma barragem de rejeito da mineradora Vale rompeu e matou, até o momento, 182 mortos e 126 desaparecidos.