Governo colombiano e Farc iniciam substituição de cultivos de coca

Estadao Conteudo
10/07/2016 às 21:03.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:14

O governo do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e representantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) colocaram em marcha neste domingo (10) um programa de substituição voluntária de cultivos ilícitos de folha de coca no Departamento de Antioquia.

O programa piloto, no qual os rebeldes assumem a responsabilidade de erradicar voluntariamente cultivos de coca, é uma das iniciativas acordadas durante o processo de paz que Santos e as Farc negociaram de 2012 a 2016 para pôr fim à guerrilha de cinco décadas.

O programa se aplicará inicialmente na cidade de Briceño, em Antioquia, localizada a 365 quilômetros a noroeste de Bogotá. Estima-se que no município cerca de 95% da população rural (de 6,2 mil pessoas) se dedicam ao plantio e à produção de coca.

O lançamento do programa, que teve como cenário a vereda Pueblo Nuevo, uma das 10 zonas rurais eleitas pelo município de Briceño para iniciar o plano de erradicação da coca, contou com a presença de Félix Antonio Muñoz, membro das Farc.

Pelo twitter, Muñoz comemorou o programa. "O esforço conjunto de substituição de cultivos de uso ilícito começa a caminhar", escreveu.

O cultivo da folha de coca é um dos problemas que mais afeta a Colômbia e é também um dos ingredientes do conflito armado interno.

Um dos pontos já acordados na mesa de negociação é referente à luta conjunta contra o narcotráfico. As Farc, ainda que tenha negado em reiteradas oportunidades, são consideradas uma organização narcotraficante.

O prefeito de Briceño, José Danilo Agudelo, elogiou o plano, que se desenvolverá nos próximos três meses em 10 das 29 propriedades rurais que têm cultivo de coca na localidade.

"Hoje é um dia muito importante para comemorar, porque este é um momento praticamente histórico para nosso município e para o povoado de Pueblo Nuevo", comentou. "As pessoas querem substituir o cultivo para mostrar ao governo que não é falta de vontade, mas sim falta de oportunidade."

De acordo com a ONU, a Colômbia é o maior produtor de cocaína do mundo. Nos últimos dois anos, a área plantada com coca duplicou no país. Fonte: Associated Press.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por