O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), enviou uma carta aos sindicatos que representam os servidores nos diversos setores, com convite para uma reunião nesta quarta-feira (8), às 9h da manhã, no Palácio da Liberdade.
De acordo com a carta, o assunto a ser tratado é a crise financeira do Estado e a Previdência. A assessoria de comunicação da Seplag não adiantou detalhes do que deve ser conversado.
Nesta terça-feira (7), o governo pagou o restante da terceira parcela do salário dos servidores inativos, referente à junho e com previsão de pagamento no dia 31 de julho. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais.
O pagamento da última parcela começou a ser feito no dia 1º de agosto. No dia, o governo justificou que os servidores inativos iriam receber gradualmente, de acordo com o fluxo de caixa, e que o depósito só foi possível porque o Estado conseguiu reverter o bloqueio do Governo Federal à conta do Governo de Minas Gerais no Banco do Brasil.
Ainda conforme a SEF-MG, as datas de pagamento em agosto do salário referente a julho estão sendo estudadas e devem ser divulgadas ainda nesta semana.
Desde fevereiro de 2016, o governo de Minas adota o parcelamento de salários por causa da crise financeira que afeta os cofres públicos, segundo justificativa do Executivo.