(Fábio Marchetto)
Mais de 390 mil doses de vacinas contra a Covid-19 estão sendo distribuídas às 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) de Minas Gerais nesta segunda-feira (26). A 14ª remessa de imunizantes chegou ao Estado na última sexta-feira (23) e é composta por 390.550 doses, sendo 316.750 da AstraZeneca e 73.800 da CoronaVac.
Desta vez, a operação logística, que já conta com apoio das Forças de Segurança e Salvamento, disponibilizando as aeronaves do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), e efetivo terrestre da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e da Polícia Civil (PCMG) para escolta dos insumos, estará fortalecida com a parceria feita com uma empresa de transporte aéreo, que levará vacinas para as Unidades Regionais de Saúde de Montes Claros, Uberaba e Uberlândia.
O último voo de entrega está marcado para 17h25, decolando do Aeroporto de Confins rumo ao Aeroporto de Montes Claros. Depois de recebidas pelas unidades, as vacinas serão enviadas para todas as 853 cidades mineiras.“É importante que os municípios observem a orientação feita pela secretaria, a partir dos informes técnicos emitidos pelo Ministério da Saúde, de que todas as doses entregues devem dar continuidade às campanhas de vacinação observando a cobertura dos públicos prioritários”, explica a coordenadora de Imunização da SES-MG, Josianne Gusmão.
Públicos prioritários
De acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, os imunizantes desta remessa serão utilizados na vacinação da dose 1 para pessoas de 60 a 64 anos, e na dose 2 da população de 65 a 69 anos e das Forças de Segurança e Salvamento.
Até o momento, Minas recebeu 6.231.880 doses de vacina contra a Covid-19, confira:
(*) Com informações da Agência Minas
Leia mais:
Primeira dose da vacina contra a Covid-19 já foi aplicada em mais de 3 milhões de pessoas em Minas
DER e TransCon fiscalizam cumprimento de protocolos contra a Covid-19 em ônibus de Contagem
Média de mortes por Covid-19 cai 19,5% no país em duas semanas
Pela última vez, BH reabre cadastro da vacinação contra a Covid-19 para profissionais da saúde