Governo investe de R$ 450 milhões para despoluir Rio Paraopeba

Agência Minas
07/01/2013 às 08:16.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:21

Com o intuito de despoluir a Bacia do Rio Paraopeba, um dos mais importantes mananciais do Estado, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) pretende investir recursos da ordem de R$ 450 milhões na região. A iniciativa contempla a implantação de sistemas de coleta e tratamento de esgotos sanitários nos oito municípios contemplados pelo Programa Paraopeba - Betim, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Ibirité, Igarapé, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas e Mário Campos.

Desde julho de 2012, a instituição trabalha na ampliação do sistema de coleta de esgoto de Ibirité. Contudo, alega que isoladamente não será capaz de revitalizar as águas que alimentam o Rio.

Educador ambiental e diretor da ONG Natureza Viva, de Ibirité, Anderson Mourão alerta: “não adianta fazer a rede de esgoto se as pessoas não ligarem seus imóveis a ela. Apesar do valor adicional que será cobrado na conta de água pela coleta e tratamento do esgoto, acredito que, se pensarmos nos benefícios de um rio limpo, esse investimento vale a pena.”

Os problemas por causa da sujeira afetam até mesmo a saúde da população. “Lido diariamente com casos de infecções, gastroenterites e diarreias crônicas ou de repetição, muitas vezes causadas pelo contato com a água contaminada. O maior problema é que essas enfermidades podem evoluir para a desnutrição e imunodeficiência, principalmente nas crianças. Assim, aumenta-se o número de internações e, consequentemente, as infecções e doenças oportunistas, tais como pneumonia, gastrite, entre outras”, explica o diretor do Hospital de Ibirité, Roberto Picinin Júnior.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por