Governos estadual e municipal firmam parceria para construir centro de gestão ambiental

Jornal O Norte
27/01/2006 às 10:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:28

Já começaram as obras do Centro de referência em gestão ambiental. O Centro conforme a prefeitura de Montes Claros funcionará no Rio parque Guimarães Rosa, no Ibituruna.

O custo total da obra, que deverá ser concluída num prazo máximo de oito meses, é de R$ 850 mil.

De acordo com o prefeito Athos Avelino, o Centro de referência vai abrigar as representações de vários órgãos estaduais com atuação direta no setor ambiental, além da SEMMA- Secretaria municipal de meio ambiente. Nessa esfera estão incluídos a Superintendência Regional da SEMAD- Secretaria de Eeado de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, o IEF- Instituto estadual de florestas e escritórios da FIEMG- Federação das indústrias de Minas Gerais e a Associação Pró-Pequi - Protetora do Pequi.

O objetivo do Centro de referência, que será o primeiro a ser inaugurado em todo o Estado de Minas Gerais, é facilitar o atendimento ao usuário do sistema de meio ambiente, que poderá, a partir de sua inauguração, resolver todas as suas questões, com agilidade, num só lugar, explica o prefeito.

E acrescenta: Além disso, daremos utilidade pública ao Rio Parque Guimarães Rosa, que é uma importante área de preservação, porém, desde que foi criado, há cerca de 15 anos, nunca teve o acesso disponibilizado à população.

Segundo o arquiteto Rodrigo Soares Marques Abreu, chefe da Seção de conservação e desenvolvimento da SEMMA, o Centro de referência em Gestão ambiental terá 1.113 metros quadrados de área construída, divididos em três blocos, sendo 337 metros quadrados para o edifício que vai abrigar a Superintendência da SEMAD, 423 metros quadrados para o prédio do IEF e 353 metros quadrados para o edifício multimeios, que abrigará SEMMA, FIEMG e Pró-Pequi. Rodrigo explica que, futuramente, a intenção é construir mais um bloco, que seria destinado exclusivamente à SEMMA.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, este é mais um indicativo de que Montes Claros está avançando na questão ambiental.

- Ao propor gestão integrada do meio ambiente com o Governo do Estado, Governo Federal e ONGs, ao abrir o diálogo para a participação de todos, o município está conquistando avanços significativos na gestão do meio ambiente. Graças à essa política participativa, podemos destacar vários feitos além da construção do Centro de Referência em Gestão Ambiental, como a criação do Parque Estadual da Lapa Grande, a realização da primeira expedição Caminhos dos Geraes que apresentou as potencialidades ambientais, turísticas e culturais do Norte de Minas para todo o Brasil e o lançamento da Revista Verde Grande, que vem estimulando a implantação de arrojado programa de educação ambiental no município, destaca o secretário.

Paulo ressalta o envolvimento pessoal do secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, para a viabilização do Centro de referência em Gestão Ambiental.

- O ministro José Carlos e toda a equipe que cuida da política de meio ambiente do governo Aécio Neves foram fundamentais para o empreendimento. Montes Claros, aliás, está tendo honra de ser a cidade escolhida como primeira sede do Centro de referência em todo o Estado, conclui.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por