GP compra 30% da Centauro por R$ 450 milhões

Tatiana Moraes - Do Hoje em Dia
10/11/2012 às 10:14.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:04
 ( Centauro/Divulgação)

( Centauro/Divulgação)

A GP Investments injetou R$ 450 milhões no grupo SBF, detentor da Centauro, maior companhia de varejo de produtos esportivos da América Latina. O aporte garantiu aos investidores a participação de aproximadamente 30% no grupo SBF. Além da Centauro, a empresa é proprietária da marca ByTennis.

Ao todo, são mais de 230 lojas, distribuídas em 23 Estados, incluindo as operações de comércio eletrônico da Centauro.com.br e ByTennis.com.br. A expectativa é de que o faturamento das lojas some R$ 2 bilhões em 2012. A conclusão da operação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Segundo fato relevante enviado ao mercado pela GP, uma empresa de capital aberto, a administração da companhia será compartilhada. O comando geral das operações, no entanto, continua sob a chancela do CEO e fundador do SBF, Sebastião Bomfim Filho.

Atrativos
 
Ainda de acordo com o documento, a entrada no negócio é uma janela de oportunidade devido à proximidade da Copa do Mundo, que será realizada no Brasil em 2014, e aos Jogos Olímpicos, em 2016. “Nós estamos entusiasmados com a oportunidade de retornar ao setor de varejo, através da sociedade com uma empresa líder na venda de produtos esportivos no Brasil, com perspectivas extraordinárias de crescimento no longo prazo”, disse o co-CEO da GP Investments, Fersen Lambranho.

Para o grupo SBF, o acordo com a GP Investments dá fôlego às empresas envolvidas na transação. A consolidação da governança e o impulso das práticas de gestão também foram citados como vantagens no fato relevante.

Embora seja comum que uma estruturação interna em parceria com empresas de investimento seja o primeiro passo para a abertura de capital futura, a SBF não comentou o assunto.

Planos

Com a injeção de capital, o grupo SBF pretende reforçar os canais eletrônicos de venda. Detalhes sobre a operação, no entanto, não foram informados.
O SBF fortaleceu os negócios on line em 2010, após grande reestruturação. Na época, o grupo firmou-se como uma empresa multicanal – única hoje no varejo esportivo brasileiro -, permitindo que os consumidores comprem, troquem e personalizem seus produtos tanto nas lojas físicas, como via internet ou call center.
 




 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por