(Marcelo Ramos/com intervenção Welbert Batista)
O Jeep Grand Cherokee foi o carro da moda em meados dos anos 1990, ao lado do Mitsubishi Eclipse, mas perdeu prestígio com a chegada dos utilitários-esportivos (SUV) alemães, como Mercedes-Benz ML e BMW X5, mais modernos, construídos sobre monobloco, mais seguros e sofisticados. O tórrido casamento entre os grupos Chrysler e Daimler-Benz fez bem para o jipão, que acabou abocanhando quase tudo do SUV da estrela de três pontas. Mas foi o coração italiano quem revigorou o gigante.
Andamos no Grand Cherokee Limited CRD 2014, equipado com uma unidade turbodiesel V6 3.0 litros de 240 cv, de origem italiana, que impressiona pelo baixo consumo (9,2 km/l no trajeto misto entre urbano e rodoviário) e pela oferta estúpida de torque em baixíssima rotação. E se o coração é italiano, a transmissão é alemã, fornecida pela ZF, com oito marchas que sobem e descem sem que o motorista perceba.
Esse paquiderme de quase 2.400 quilos tem desenvoltura de carro esporte. Com seus 56 mkfg de torque disponíveis a 1.800 rpm, ele acelera rápido e sai da imobilidade até os 100 km/h em menos de 9 segundos. Com a transmissão na posição “S”, basta afundar o pé no pedal direito e receber um golpe no peito e colar as costas no banco.
Apesar de seu comportamento e visual esportivos, realçados pelas enormes rodas aro 20, o Grand Cherokee não abandonou sua pegada off-road. O Jeep é dotado do sistema de tração integral Quadra-Trac, que, além da opção de seleção eletrônica do 4x4 reduzida, conta com programas para terrenos como neve, lama, rochas e areia. O problema é a coragem para tirar do asfalto esse brutamontes de R$ 239 mil e chafurdá-lo no barro.
Por dentro, o que não faltam são conveniência e conforto. Acabamento em couro e excelente construção são predicados do SUV. O painel totalmente digital permite diferentes exibições das informações do computador de bordo, assim como os demais recursos como controle do ar-condicionado de duas zonas, com difusores para os bancos traseiros, rádio, telefonia, câmera de estacionamento e navegação via GPS são operadas pela central multimídia Uconnect em sua tela de 8,4 polegadas sensível ao toque.
Entre os mimos que não fazem falta, mas afagam, estão aquecimento dos bancos dianteiros e abertura elétrica do porta-malas – que, por sinal, tem espaço reduzido devido à obrigatoriedade do uso de estepe pela legislação brasileira.
Bom, o Grand Cherokee evoluiu, e muito. Está mais eficiente, seguro e refinado, graças às intervenções europeias.
FICHA TÉCNICA
Grand Cherokee Limited CRD
MEDIDAS
COMPRIMENTO 4,82m
LARGURA 1,94m
ALTURA 1,78m
ENTRE-EIXOS 2,91m
PORTA-MALAS 782 l
TANQUE DE COMBUSTÍVEL 93,5l
PESO 2.347kg
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
MOTOR
V6, 3.0 litros, 24 válvulas
POTÊNCIA
241 cv a 4.000 rpm
TORQUE
56,1 mkgf a 1.800 rpm
TRAÇÃO
integral permanente (Quadra-Trac II), com Select Terrain e modos Sport, Snow, Sand e Mud, reduzida e bloqueio do diferencial central, além de controle de velocidade em descida de ladeira (HDC)
TRANSMISSÃO
Automática de 8 veloc.
SUSPENSÃO
independentes
combraços sobrepostos, na
dianteira, e sistema multibraços,
natraseira
FREIOS
comdiscosventilados, na frente, e discos sólidos, atrás, ABS, EBD e assistente de arranque em aclives (HSA)
PNEUS
Pneus265/60 R18
NÚMEROS
CONSUMO COMBINADO
(urbano + rodoviário)
9,2 km/l
VELOCIDADE MÁXIMA (*)
202 km/h
ACELERAÇÃO
0 A 100 KM/H (*)
8,2 segundos
CONTEÚDO E OPCIONAIS
Acabamento em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, volante multifuncional regulável, direção hidráulica, climatização em duas zonas, central multimídia UConnect, com leitor MP3, entrada USB e para iPod, tela touch-screen de 8,4 polegadas, Bluetooth para celular, disco rígido, computador de bordo, limpador e desembaçador traseiros, sensores crepuscular e de chuva, chave inteligente (Keyless Enter-N-Go), conjunto óptico de bixenônio, rodas de liga leve, faróis auxiliares, sete air bags.
PREÇOS
COMPLETO
R$ 239.900,00
(*) Dados do fabricante