GRANDE SERTÃO NOVA LOGOMARCA

Jornal O Norte
11/02/2009 às 10:11.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:51

Andréa Fróes


Colaboração para O NORTE

O Instituto Grande Sertão-IGS, divulgou a logomarca alusiva aos seus dez anos de fundação a ser completados em 5 de junho deste ano. A identidade comemorativa tem uma barriguda, árvore típica do Cerrado e Caatinga brasileiro, como símbolo. A criadora, a chefe de Departamento de Relações Públicas da entidade, Vanessa Veloso, explica a escolha se deu a eficiente estratégia de convivência com a seca que a árvore realiza ano a ano. “Suas flores renascem todo ano e nós acreditamos que o IGS se pauta, apesar da existência de adversidades pelo caminho, também desta forma -, diz”.




A barriguda é o símbolo no Instituto (divugação)


 

RESISTÊNCIA

A árvore típica do Brasil, resistente a seca por causa da água guardada em seu interior. Possui um caule gordo e pode chegar a um metro de diâmetro, nele há uma incidência de espinhos. A madeira é mole, leve e de pouca durabilidade. Suas flores são brancas ou róseas. O fruto aparenta a um mamão verde, porém, ao contrario do mamoeiro esses ficam pendurados nas galhas feitos pinhas e não no caule. As sementes enquanto dentro dos frutos estão envoltas a paina que ao serem levadas pelo vento, quando os frutos rompem, acaba ajudando na dispersão. Ela pode chegar, quando adulta, a 10 a 15 metros de altura. Possui copa larga e muito ramificada. No inverno perde toda a folhagem e ganha às flores




COMEMORAÇÃO

O diretor do IGS, Eduardo Gomes, repassou ainda a programação dos dez anos. Ele acredita as festividades irão atender a todos os associados e também a população norte mineira.

O Instituto Grande Sertão é uma organização não governamental com registro no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas-CNEA. A entidade tem como missão o desenvolvimento sustentável, a partir da pesquisa, educação, planejamento estratégico, mobilização popular e institucional em busca do exercício pleno da cidadania, com prioridade para a preservação ambiental e cultural.

Em dez anos, o IGS prestou com eficácia serviços à comunidade norte mineira com a participação em fóruns como: Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Montes Claros; Conselho Municipal do Meio Ambiente –Codema – Montes Claros; Conselho Municipal de Políticas Urbanas; Conselho Consultivo das Unidades de Conservação do Vale do Peruaçu; Conselho Estadual de Política Ambiental -Copam - Regional Norte-106 municípios; Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O IGS implantou vários projetos como pró-turismo Botumirim, Meu Rio (Recuperação da micro-bacia do Córrego João Moreira), Meu Rio – Módulo Cisternas, Catador Cidadão e Programa de Gestão Ambiental Municipal, todos com recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta –TACS, e convênios com órgãos federais, como a Codevasf. Outras propostas ainda em formatação estão sendo elaboradas.




PROGRAMAÇÃO

Produzir logomarca alusiva aos 10 anos;

Reestruturar e ampliar a atuação do Fundo Ambiental da Comarca de Montes Claros;

Pintar o muro frontal com a participação dos alunos das escolas do entorno;

Repaginar o sitio do Instituto na Internet;

Promover seminário sobre Terceiro Setor;

Criar portfólio digital do IGS;

Confeccionar edição comemorativa – Revista Grande Sertão;

Produzir kit comemorativo para fortalecer a marca do IGS (bolsas, canecas, camisetas, adesivos);

Realizar concurso de Desenho junto a estudantes de ensino infantil;

Promover concurso de Redação para alunos do ensino fundamental e médio;

Participar como co-realizador da 5ª Edição da Expedição Caminhos dos Geraes;

Plantar mudas em local público no município de Montes Claros.


 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por